Produtores e comerciantes vão realizar mais de 200 atividades para celebrar o Dia do Vinho em dezenas de municípios das três principais regiões produtoras do país (Sul, Sudeste e Nordeste). Desde a última sexta-feira (19) até o dia de 4 de junho, estão previstas ações para valorização do vinho nacional e aumento do consumo interno. Destacam-se almoços e jantares harmonizados, visitas a vinhedos, cursos de harmonização, piquenique, feiras, festivais, cavalgada, passeio ciclístico e caminhada.
Atualmente, a área de produção vitivinícola no Brasil alcança 83,7 mil hectares. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades (média de dois hectares por família). O país se consolidou como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul e um dos mercados que cresce mais rapidamente em nível global.
“O Brasil tem um potencial a ser explorado e valorizado, à medida que se trata de uma bebida tradicional, emblemática – associada aos deuses Baco e Dionísio, e que reúne uma grande parcela de pequenos negócios em sua cadeia de valor, foco da atuação do Sebrae”, ressalta a diretora técnica da instituição, Heloisa Menezes. “Todos estamos empenhados no crescimento da produção e do consumo do vinho brasileiro, alvo também de indicações geográficas, que conferem diferencial à bebida e ampliam sua competitividade em diferentes mercados”, acrescentou a diretora do Sebrae.
Entre 2014 e 2016, o Sebrae e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) desenvolveram uma parceria com o objetivo de fomentar toda a cadeia do vinho no Brasil. O Projeto de Valorização dos Vinhos Brasileiros envolveu 312 produtores rurais e 97 vinícolas, resultando em um incremento de 15,85% de crescimento do mercado interno do vinho.
A iniciativa do Dia do Vinho é realizada sempre no primeiro domingo de junho de cada ano. O Dia do Vinho é coordenado pelo Ibravin, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh).