Ela apostou em educação empreendedora para reduzir mortalidade de pequenos negócios

Paula Esteves, fundadora e CEO da WorkLover, já formou mais de 2,5 mil empreendedores

Defensora ferrenha de que a educação precisa vir antes do dinheiro, ou seja, da tomada de crédito, Paula Esteves, é dessas visionárias que empreendem por propósito e coração. Ela é fundadora e CEO da WorkLover, plataforma educacional que funciona como um hub, gerando impacto social e econômico para o micro e pequeno empreendedor.

Inconformada com a alta taxa de mortalidade de empresas no Brasil, a executiva resolveu criar a edtech em 2021, e aposta na educação empreendedora como fator crucial de sucesso. A longo prazo, a meta é ser reconhecida como a empresa que ajudou a reduzir o número de pequenas e microempresas que fecharam as portas no País.

Só na cidade de SP, mais de 76% das empresas quebram antes do primeiro ano, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Cidade de SP. Segundo dados do Senac, os MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os pequenos negócios, 29% fecham após cinco anos de atividade. Já as MEs têm taxa de mortalidade intermediária entre os pequenos negócios, 21,6% fecham após cinco anos de atividade. As EPPs têm a menor taxa de mortalidade entre os pequenos negócios, 17% fecham após cinco anos de atividade.

A WorkLover já formou mais de 2,5 mil empreendedores e, desses negócios, a taxa de mortalidade caiu para 7%. Mas, por que é alto o número de empresas que fecham as portas? De forma geral, relacionamos em primeiro às altas cargas tributárias, falta de estímulo ao crédito, concorrência acirrada. Mas, ao analisarmos países como Israel e Itália, as cargas tributárias são muito maiores.

“A questão toda está ligada à falta de educação empreendedora em nosso País, e na cultura que foi sendo arraigada ao longo do tempo, de que, para empreender ‘precisa ser em algo que dá dinheiro independente da sua afinidade e conhecimento do negócio’, ‘de que basta ter feeling’, dentre tantos mitos.”, diz Paula, que tem MBA em Marketing e soma experiência em consultorias nacionais e internacionais, com passagem pela FGV, Itaú Personnalité e Kroll, além de projetos firmados junto ao Governo Federal.

A verdade é que, no Brasil, a maior dificuldade para empreender é o sistema de trabalho “celetista”, que acaba criando uma falsa segurança. “A partir do momento em que nos conscientizamos de que o sucesso em empreender está associado à gestão e à paixão, percebemos que não é tão difícil assim. Apaixonar-se pelo problema, e conseguir resolvê-lo na vida do cliente, é o que leva as pessoas a criarem diferenciais competitivos incríveis e disruptivos”, afirma Paula.

Ela começou a empreender muito cedo, aos 18 anos. Seu primeiro negócio foi a WC Door, empresa de publicidade para banheiros – ideia que foi pioneira no País. Foi proprietária da GiOlaser, franquia de estética, mas deixou a carreira bem-sucedida que tinha no mercado para se dedicar a WorkLover, materializando assim seu propósito de transferir conhecimento. “Criei a empresa justamente para resolver esse gap, para ressignificar, transformar e inovar a maneira de empreender no Brasil. Afinal, entre as várias profissões e ofícios que existem no mercado, medicina, veterinária, direito, beleza, bem-estar, mecânica, o profissional estuda e se qualifica, mas, para ser empreendedor não”, contextualiza.

Depois de reunir mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo, Paula resolveu concentrar todo o conhecimento e processos na plataforma, além de reunir vários serviços em um só lugar. Além de cursos gratuitos, o empreendedor tem alcance às comunidades para discussão, networking, e a possibilidade de sair da informalidade, fruto da parceria de integração com o MEI. A Worklover tem parceria com o Banco do Povo, Justa (maquininhas de cartão) G10 Bank, Cate da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Cidade de São Paulo e com a Microsoft.

Método P® – uma forma preditiva e holística de gerir
O grande protagonista dessa história é o Método P®, metodologia proprietária e inovadora, criada pela Paula, inspirada no modelo do “Guru do Marketing” Philip Kotler. Ajuda o pequeno e microempreendedor a crescer e se desenvolver, a partir da consolidação do Planejamento Financeiro, Plano Pessoal, Performance e Problema. Em 12 passos no total, mesclando com aulas interativas e exercícios, é possível criar o plano de negócio de forma segura, estruturada e descomplicada, a partir da análise de dados que o próprio empreendedor imputa na plataforma.

A Worklover conta com uma Aceleradora de Negócios, que é um programa de acompanhamento por três meses, em que um consultor qualificado monitora a evolução e ajuda o empreendedor na implantação do plano.

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