Filho de José Martinho Reis, fundador da empresa especializada em soluções para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos, passou por diversos setores até alcançar a diretoria
Na decisão mais importante da adolescência, Rodrigo Reis queria medicina. Estudou bastante e fez cursinho para realizar o sonho de infância e ser médico. Mas ele não passou no vestibular. A alternativa foi se dedicar à empresa do pai, local em que ajudava desde seus 14 anos e do qual hoje, aos 38, tornou-se um dos sócios.
Mais do que isso: Rodrigo Reis é o diretor comercial da Reis Office, empresa especializada em soluções para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos – e, graças ao seu esforço, soube acompanhar as profundas transformações do setor e crescer a partir delas.
O faturamento da empresa é o grande exemplo disso: se multiplicou por dez desde a entrada do executivo na área comercial da empresa. Sob sua alçada está uma equipe de 200 pessoas, responsáveis pelo bom desempenho da corporação. Foi também o responsável pela implementação do ISO 9001, que atesta a qualidade dos serviços.
“As mudanças são muito rápidas. Uma coisa que se está planejando vender hoje pode não ter o mesmo resultado amanhã. Por isso se deve estar sempre atento às mudanças e inovações”, afirmou.
Adaptar-se às mudanças foi o que Rodrigo Reis fez. O sonho da medicina deu lugar ao curso de Comércio Exterior no Mackenzie. Mesmo sendo filho de José Martinho Reis, fundador da Reis Office, soube esperar e aproveitar as oportunidades que surgiram graças unicamente à sua capacidade.
Começou a trabalhar de fato, na empresa, aos 19 anos como vendedor de campo. Dois anos depois, foi eleito o melhor vendedor. Aos 24 anos, foi designado para resolver a área técnica da empresa com o prazo de um ano para isso. Aboliu a abertura de chamados em papel e criou um portal na web exclusivo aos clientes.
Deu certo: o tempo de atendimento, que ultrapassava 16 horas, está em menos de quatro agora. Assim, aos 28 anos, assumiu a área comercial e novamente remodelou com a busca de novos parceiros e soluções para a empresa, como o serviço de outsourcing, gerenciamento eletrônico de documentos e impressões médicas.
“Maior desafio foi ganhar o respeito não por ser filho do dono, mas por mostrar melhorias e oportunidades de crescimento. Essa é minha maior satisfação. Com os fornecedores, levou quatro, cinco anos para ganhar respeito deles, mas hoje eu não sou o filho do senhor Martinho, sou o Rodrigo da Reis Office”, concluiu.
Sobre a Reis Office
Sempre orientada pela tecnologia e evoluindo junto ao mercado, a Reis Office acompanha o desenvolvimento do mercado de impressão desde que foi fundada, em 1984. A empresa tem como missão imprimir soluções e sempre levar as melhores inovações de outsourcing para seus clientes por meio de uma equipe qualificada e bem treinada. Líder em soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos, a companhia atua em parceria com grandes marcas como Brother, Canon, Epson, Kyocera, OKI, Olivetti, Menno e Pantum. Além de trabalhar somente com produtos de alta qualidade, a Reis Office também conta com as certificações ISO 14001, que estabelece diretrizes sobre gestão ambiental, e ISO 9001, que define padrão de qualidade e sistemas em geral.