Eles iniciaram o negócio na garagem de casa e hoje faturam R$ 10 milhões

Com sedes em São Paulo, Campinas e Lisboa, a Eureka Coworking dispõe de mais de 4,5 mil m² em espaços disponíveis

Uma história de sucesso muitas vezes começa em um local improvável. É o caso da Eureka Coworking, rede de escritórios compartilhados, que começou sua operação em uma garagem, na Vila Mariana, bairro da capital paulista. Fundada em 2014 pelo casal de sócios, Daniel e Fanny Moral (foto em destaque), a empresa iniciou com apenas 12 posições e uma sala de reuniões. Hoje, a rede se destaca no mercado ocupando mais de 4,5 mil m² em unidades sediadas em São Paulo, Campinas e Lisboa, além de atender mais de 1,4 mil clientes, incluindo as gigantes CVC Corp, a construtora Pacaembu, Keyrus e Linx. No último ano, o empreendimento registrou um faturamento de R$ 10 milhões.

O compromisso com a inovação e impacto social contribuiu para que o empreendimento correspondesse às expectativas. “A Eureka surgiu com o objetivo de trazer projetos e novas ideias, visando transformar o espaço ao nosso redor em um polo de inovação. Desde o início nos preocupamos em promover eventos comunitários e projetos de revitalização urbana, solidificando a marca não apenas como um coworking, mas como um movimento social dedicado à transformação da comunidade”, destaca Daniel Moral, CEO da empresa.

Crescimento veloz
Em 2018, com a chegada de um novo sócio-investidor, a Eureka inaugurou um novo ambiente de, inicialmente, dois andares localizado na Av. Paulista. Já, no ano seguinte, a rede manteve o ritmo acelerado de expansão e inaugurou dois espaços em Campinas para atender às demandas de clientes estratégicos como Sympla e Quinto Andar, e outro sendo seu primeiro espaço internacional, na capital portuguesa, Lisboa.

Em 2020, a pandemia testou a resiliência da rede. E, apesar do cenário adverso, a empresa conseguiu manter o negócio sustentável. Segundo a CBRE, a taxa de vacância nos escritórios em São Paulo caiu meio ponto percentual no quarto trimestre de 2023, mesmo com o aumento no número de novos espaços – equivalente a quase três vezes o montante de 2022. A própria Eureka aproveitou o crescimento do setor e superou a marca de clientes no último ano – sendo 58% grandes empresas, 32% Startups e 10% MEI/profissionais liberais -, o que representa um crescimento de 10% na carteira de parceiros. Atualmente, a taxa de vacância do coworking é de 10%.

DNA social e urbano
Todo o crescimento da Eureka é acompanhado por uma cultura baseada fortemente no DNA social. Transcendendo a ideia convencional de um coworking, a empresa tem como pilares o compromisso com a mobilidade urbana e o apoio a ações comunitárias, promovendo ambiente onde o trabalho e o ativismo se entrelaçam.

Para isso, a empresa presta contribuição para diversos projetos voltados às causas sociais e urbanas como o Cheguei de Bike, Cidade a pé, Pedale-se, Recomeçar e Gerando Falcões. Além disso, a decoração de seus espaços com grafites e arte urbana reflete essa filosofia.

A iniciativa Bike Tour SP, cocriada por Daniel, é mais um exemplo desse comprometimento, promovendo passeios de bicicleta que incorporam cultura e solidariedade ao explorar roteiros da capital. Arrecadando uma tonelada de alimentos por mês, o projeto já impactou mais de 80 mil pessoas, tornando-se referência em turismo e contribuindo para os valores sociais fundamentais para a Eureka. “Todas essas ações acontecem porque a Eureka sempre quis extrapolar o ambiente de trabalho. Não somos apenas um espaço, mas sim um movimento, um ponto de encontro para conexões”, detalha o fundador.

Estrutura forte
Atualmente a Eureka oferece soluções flexíveis, que vão desde built to suit e escritórios compartilhados a espaços destinados a eventos corporativos. Contando com uma infraestrutura completa, que inclui microfones, telas de apresentação e afins, o ambiente, que já foi utilizado por marcas como Pernambucanas, Housi, Itaú e Porto Seguro, pode receber até 200 pessoas. “Cada espaço foi projetado visando ajudar empresas e profissionais autônomos a ampliarem sua eficiência, diminuindo custos e impulsionando a produtividade dos negócios, com qualidade e conforto”, conclui Moral.

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