Empreendedor fatura R$ 12 milhões no mercado de correspondentes bancários

De Campinas, interior de São Paulo, aos palcos dos maiores eventos de crédito consignado do país, a história de Gabriel Ramalho é um exemplo de como a resiliência, visão de negócio e vontade de crescer podem transformar realidades. Ex-vendedor ambulante, ele começou a vida profissional vendendo chocolates em colégios e eletrônicos do Paraguai para complementar a renda. 

Hoje, Gabriel comanda um ecossistema de crédito consignado que já fatura R$ 12 milhões por ano. Entre as frentes de atuação estão o Workshop Corban 360, realizado anualmente e considerado o maior evento do setor no país; a RK Soluções Empresariais, fundada ao lado da esposa, Anna Klein, que oferece que oferece tecnologias para vendas, a Universidade Gerando Resultados que capacita Correspondentes Bancários; e a promotora de crédito consignado GR Promotora, para 2025, a expectativa é dobrar o faturamento do grupo.

De acordo com dados da Febraban, o setor de correspondentes bancários já ultrapassa a marca de 210 mil pontos de atendimento no Brasil, sendo peça fundamental na democratização do acesso a produtos financeiros, especialmente em regiões afastadas do Brasil que é um país continental. O segmento movimenta centenas de bilhões de reais por ano em operações como crédito consignado, financiamentos e seguros — e ainda carece de estruturação e capacitação profissional em larga escala, lacuna que Gabriel enxergou e resolveu atacar.

Aos 17 anos, Ramalho começou sua carreira trabalhando na tesouraria de uma empresa de finanças. Com pouco tempo, se destacou, assumiu cargos de gestão e chegou à diretoria comercial. Mas não sem sacrifícios: morou nos fundos de uma loja, enfrentou dificuldades financeiras, adiou a conclusão da faculdade e recorreu à venda de eletrônicos para complementar a renda. Foi nesse período que começou a enxergar uma dor no mercado: a ausência de capacitação e ferramentas práticas para os correspondentes bancários crescerem.

Ao perceber a dificuldade de seus colegas para entender novos produtos financeiros, ele começou a ministrar workshops sobre gestão, tecnologia e técnicas de vendas. O sucesso foi imediato. Os encontros, inicialmente informais e com salgadinhos comprados do próprio bolso, deram lugar a turmas cheias e demandas crescentes. Para se profissionalizar, buscou formações em coaching, oratória e treinamentos internacionais. Junto da esposa, fundou uma empresa de tecnologia e consultoria voltada para os correspondentes bancários.

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