Empresas buscam economia na terceirização de frotas

Opção diminui gastos, aumenta a produtividade operacional e diminui as responsabilidades do empreendimento; terceirização de frotas já é responsável por 52% dos negócios do setor de locação

Impostos, seguro, revisão do veículo, prejuízo com depreciação e outras tantas preocupações. Na estruturação de suas frotas, as empresas acrescentam ao seu orçamento inúmeros gastos, que têm os custos elevados. Devido a esse fator, uma segmentação que vem crescendo a cada ano é a terceirização de frotas, responsáveis por 52% dos negócios do setor de locação, segundo dados da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla).

Ao terceirizar veículos a empresa transfere questões como valor do veículo, licenciamento, IPVA, seguro, depreciação do automóvel, acessórios e outros custos. A locadora toma essas responsabilidades para si, possibilitando que o empresário concentre sua atenção na atividade principal de seu negócio. Além disso, segundo estudos comparativos da Abla, ao deixar de manter a frota própria e partir para terceirização, após 24 meses do início da locação, há uma economia de 25% no desembolso final por parte das empresas.

O gerente da franquia da Yes Aluguel de Carros em Campinas, Leo Prado, destaca, entre as vantagens, algumas que considera mais importante ao terceirizar, como a não mobilização de capital para aquisição de automóveis, a despreocupação com documentos e a competitividade que se ganha ao ter sempre uma frota renovada. “A empresa, por menor que seja, só tem a ganhar com a terceirização e o empreendedor também”, finaliza o gerente.

Segundo o analista de suplementos da Castellar Engenharia, Thiago Moraski, a empresa, situada em Curitiba, terceiriza a frota há quatro anos. “Ao terceirizar economizamos cerca de 30% dos custos que tínhamos com veículos próprios, além de otimizar o serviço da empresa com frota sempre renovada e sem preocupação com manutenção. Antes de terceirizarmos, ocorria de esquecermos de pagar o IPVA, por exemplo, com o risco do carro ser apreendido. Alugando não existe esse problema”, revela Moraski.

O responsável pelo setor de transportes da Guardsecure, em Lauro de Freitas, Thiago Prates, terceiriza a frota da empresa há cerca de sete anos, buscando diminuir suas preocupações com os veículos. “No começo foi por necessidade, mas hoje se tornou um hábito, porque realmente compensa, sai mais barato e não tenho preocupações com seguros ou impostos”, revela Prates, que atualmente loca 20 carros na Yes Aluguel de Carros.

De acordo com o diretor-executivo da Yes Rent a Car Franchising, Raimundo Teixeira, o importante é a locadora entender que cada cliente tem uma necessidade e que por isso a frota deve ser planejada especialmente para a empresa. “A Rede Yes Aluguel de Carros procura desenvolver os projetos de terceirização de frota pensando sempre no perfil do empreendimento, fazendo com que seja vantajoso para o cliente”, afirma.

Facebook
Twitter
LinkedIn