Empresas participam de aceleração tecnológica no exterior

Uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Sul colocou oito empresas gaúchas de tecnologia em contato direto com o mercado internacional. O programa de aceleração do Projeto de Negócios Internacionais de TI dividiu os empreendimentos em dois grupos para uma imersão de 45 dias em Portugal e no Vale do Silício, em São Francisco. Os participantes estão recebendo consultorias, mentorias, visitando eventos específicos de suas áreas de atuação e reforçando contatos.

A coordenadora estadual do Programa de TI e Startups do Sebrae no estado, Débora Chagas, explica que os programas estão em andamento “e têm como objetivo gerar experiência real de mercado, a partir de vivências e consultorias em dois polos de tecnologia” Em Portugal, as empresas estão na aceleradora Fábrica de Startups. Já no Vale do Silício, encontram-se na Galvanize.

Os participantes passaram por diversas etapas: seleção; capacitação, quando os consultores verificaram os mercados europeus e norte-americano e que resultou em um plano de ação; consultoria on line e aceleração, que é a imersão de 45 dias no exterior. “A ideia era fazer com que eles chegassem lá preparados, ou seja, com um plano de internacionalização e com alguns contatos já alinhados”, destaca Débora.

Uma dessas empresas é a i9Access, que está no Vale do Silício. Com sede em Porto Alegre, o empreendimento criado em 2009 é pioneiro em soluções inovadoras de telesaúde, aproximando médico e paciente. Segundo o diretor Alexandro Bordignon, “os objetivos são democratizar o acesso à saúde para todo cidadão, oferecendo as melhores soluções possíveis”. Entre elas, está o Mobile Care, um sistema de monitoramento de pacientes crônicos ininterrupto. As informações enviadas pelo paciente são recebidas na central médica, que alerta a equipe em caso de necessidade, diminuindo a as internações e consultas nos postos de pronto atendimento.

O plano de negócios foi desenvolvido dentro do Inova Pequena Empresa RS, promovido pelo Sebrae no estado, e na sequência, a empresa integrou o projeto com foco em internacionalização. “Agora estamos participando do processo de internacionalização e esse tempo no Vale do Silício vai nos proporcionar um ambiente dinâmico, mostrando como as empresas daqui operam e estão se posicionando”, explica Bordignon.

As práticas na aceleradora norte-americana englobam grupos de estudos, palestras, cursos e mentorias individuais. “Nas atividades conjuntas é como se fosse uma sala de aula onde cada um debate o problema do seu negócio”, relata o diretor. Os tópicos abordados incluem modelagem de produto, desenvolvimento de negócios e crescimento. Na percepção do empresário, “o mercado que estamos conhecendo é muito focado no cliente, rápido e preocupado em quem vai se beneficiar com as soluções”. Para ele, compreender esses processos servirá para melhorar ainda mais o planejamento dos negócios da empresa, que hoje atua em nível nacional. O próximo passo é, futuramente, investir no exterior.

Empresas participantes
Portugal
ACP Sistemas – Alessandro Palma
Lexsis – Bruno Prisco
Unirede – Gabriel Pedroso
Enttry Softwares – Thiarlei Macedo

Vale do Silício
i9Access – Alexandro Bordignon
Cake ERP – Daniel Pozza
Endeeper – Luiz Henrique Boff
Imaps – Eduardo Corsi

Mais informações:

Central de Atendimento: 0800 570 0800

Facebook
Twitter
LinkedIn