Experiência com jornada reduzida vira case de agência

FOME instituiu o Dia Do Nada, o DDN, e já contabiliza grandes resultados

Muito se fala sobre trabalhar menos dias por semana ou ter um final de semana estendido, mas a ideia de se reduzir a carga horária semanal dos colaboradores sem prejudicar o andamento das atividades é ainda um grade desafio, afinal, atender clientes e manter a mesma qualidade em menos tempo requer uma combinação de ousadia e inteligência para alcançar resultados positivos.

Com coragem para vivenciar essa experiência, a FOME, agência de estratégia e posicionamento de marcas, apostou neste modelo onde a produtividade e qualidade de vida dos “Fomers” pudessem caminhar juntas e criou o DDN, ou Dia Do Nada, implementando quatro dias de trabalho semanais de uma maneira simples e eficaz.

Passados seis meses desde a implantação do projeto, Omar Hamam (foto), fundador e diretor da agência, revela que essa experiência foi um sucesso, destacando inclusive que houve aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores e clientes que participaram dessa mudança de paradigmas, onde a equipe até passou a assinar seus e-mails com o DDN de cada colaborador.

“Pensar em quatro dias de trabalho semanais propõe uma abordagem transformadora para empresas em todo o mundo. Afinal, garantir que os colaboradores tenham tempo extra para descansar, se dedicar a atividades pessoais ou não fazer nada, nos diferencia e cria um elo forte, engajando e motivando mais a nossa equipe, afinal, o final do domingo ou a sexta-feira podem ter outra vibe”, brinca Raphael Gonzalez, diretor de criação da FOME e um dos responsáveis pela implementação do projeto, que afirma ter percebido o aumento da criatividade e proatividade do time.

Há quem considere que estes quatro dias de trabalho,- onde cada colaborador escolheu seu Dia Do Nada -, signifiquem a distribuição das horas pelos dias restantes ou apenas uma redução de gastos para a empresa. Mas, esses não são os objetivos e sim um ponto de análise e cuidado. Para os “Fomers”, trabalhar quatro dias por semana passou longe da redução de remuneração ou da geração das famosas “horas extras”.

Na agência, o projeto “Dia do Nada” foi implementado em março, em formato de MVP e recebido com entusiasmo por toda equipe que em poucas semanas já demonstrou resultados positivos que se tornaram evidentes com o aumento da satisfação e engajamento dos colaboradores que criaram um clima organizacional mais colaborativo.

A comunicação transparente e a participação ativa de todos foi fundamental pois, desde o início, a equipe participou da construção do projeto, sugeriu ajustes internos para melhorar a organização das atividades e ouviu as opiniões dos envolvidos e suas necessidades. Dessa forma, todos se sentiram valorizados e apoiaram a ideia.

O sucesso também se estendeu aos clientes que, além de não sentirem nenhum impacto negativo na produtividade, ficaram felizes em perceber a iniciativa. “É um modelo que exige o comprometimento de toda a equipe, mas juntos dividimos a responsabilidade de fazer acontecer de forma sustentável” afirma Carol Brandão, líder da equipe de atendimento.

Implantação eficiente não compromete trabalho
Segundo Hamam, apesar da estratégia parecer arriscada, foi fundamental para que pudesse ser avaliada na prática através de seus benefícios ou pontos de melhoria, já que nenhum dos clientes percebeu diretamente a mudança. “A implementação foi eficiente e não comprometeu o trabalho. O modelo também está trazendo benefícios tangíveis com o fortalecimento do posicionamento da agência no mercado. O “Dia do Nada” é uma realidade na nossa empresa e está impulsionando o nosso crescimento e criando novos espaços”, acrescenta.

O executivo alerta que cada empresa tem suas próprias necessidades e características e que se quiser adotar modelos diferentes para alcançar resultados diferentes, será preciso adotar novas estratégias, repensar as rotinas e processos que saem da famosa “zona de conforto”, por isso, decidiu criar o e-mail tenho@agenciafome.com para que empresas que quiserem adotar o modelo possam compartilhar suas expectativas e a agência ajudá-las com este passo importante em direção ao futuro.

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