Quem nunca deixou de comprar um produto em uma loja por ser mal atendido, ou cancelou as compras no ambiente online, porque o site era difícil de navegar? Quando a experiência com determinado produto não é satisfatória, a marca pode sofrer impactos negativos.
O atendimento online é um amplo caminho que está ganhando cada com vez mais força no mercado de negócios atual. Com experiências digitais bem desenvolvidas, é possível aproximar e conectar os consumidores e as marcas. Leandro Werner – o Maka – empresário e consultor em gestão de marcas e gerenciamento de projetos de marketing e design, comenta que mesmo que a venda não ocorra por um canal digital, as experiências positivas transformam os consumidores em defensores e Lovemarks – uma espécie de advogados e fãs de determinada marca.
“A criação e preservação deste tipo de consumidor torna-se essencial nos dias atuais. As empresas precisam criar vínculos e relações sólidas com os consumidores. O cliente quer mais do que só comprar um determinado produto, quer abraçar uma causa, uma marca e poder fazer parte dela”, observa Maka.
As experiências atraem e permitem mostrar aos consumidores, a verdadeira essência da marca. “Neste sentido, fica mais fácil conectar empresas e consumidores. É possível aproximar e divulgar a cultura de cada marca, para que estas experiências digitais revelem o poder de cada empresa”, comenta.
Maka ainda comenta que é necessário pensar nas plataformas digitais não somente com métricas ou investimento, mas sim, uma forma de potencializar a essência de cada empresa nestes locais. A experiência digital não tem o objetivo de somente vender um produto, mas sim, mostrar quem, pra quem e qual o propósito da marca. “Quando construímos estes canais com experiências reais e fiéis, as empresas alcançam resultados expressivos a médio prazo”, explica.
Gerando experiências positivas no ambiente digital
A conexão entre consumidores e marcas está se tornando casa vez mais rápida e dinâmica. Os clientes procuram os sites para saberem novidades, tirar dúvidas, ler conteúdos para ficar por dentro do universo da marca e acabam se envolvendo com a empresa. “Essa conexão torna o relacionamento mais real e duradouro.
Foi pensando nisso, que a Oceano Surfwear resolveu apostar no desenvolvimento de um novo site, criando uma experiência digital inovadora. Responsável pela nova plataforma digital, a empresa blumenauense Maka.Branding ressalta que o foco principal do projeto, sempre foi manter a essência da marca Oceano em todos os materiais, digitais ou não, para que o espírito e essência, pudessem ser sentido por seus consumidores e parceiros.
Maka comenta que, por meio de nova estrutura visual, a empresa conseguiu aproximar os consumidores da marca, e evoluir o seu conceito de branding para a área digital.
“Conseguimos não só divulgar os produtos da marca mas também a essência da Oceano. A experiência do usuário também foi aprimorada, principalmente com o desenvolvimento de uma versão independente para o mobile, onde o site não é somente responsivo para os tablets e aparelhos celulares, mas, também, é possível ter acesso a uma versão diferente e conectada com todo o sistema da empresa, onde utilizamos o conceito de mobile first – modelo que desenvolve projetos da web, onde o foco é direcionado aos dispositivos móveis –, melhorando a interação com o usuário”, finaliza.