Faturamento de franquias cresce 6,3% no terceiro trimestre

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou recentemente os números do setor no terceiro trimestre de 2018, confirmando a previsão de crescimento do faturamento. No comparativo com o mesmo período do último ano a variação foi de 6,3%, o que representa cerca de R$ 3 bilhões a mais movimentados de julho a setembro.

Além da maior movimentação financeira, o franchising também viu o número de lojas aumentar em 2,2%. Em consequência, também foram criados 80 mil novos postos de trabalho, o que representa um aumento de 6,7% no número de empregos em relação ao terceiro trimestre de 2017.

Entre os segmentos de maior destaque estão os de Entretenimento e Lazer, Serviços e Saúde, Beleza e Bem Estar, os quais cresceram 25,2%, 10,3% e 9,7%, respectivamente. Em números absolutos, o segmento de Alimentação continua sendo o mais expressivo, movimentando mais de R$ 11,5 bilhões no período.

Para Tiago Hungria, fundador da franquia de serviços de gestão telefônica WeAudit, a tendência do mercado é seguir crescendo em ritmo acelerado: “O franchising tem apresentado um crescimento muito sólido ao longo de toda a década e a previsão é que continue assim. Acreditamos que até 2020 o faturamento anual deva atingir a marca de R$ 200 bilhões, com variação média de 7% ao ano”.

O especialista também destaca a importância da tecnologia e dos novos modelos de negócios como fatores cruciais para o atingimento de resultados tão expressivos: “A internet e as novas tecnologias permitiram a criação de modelos de negócios mais enxutos e viáveis ao empreendedor, proliferando as ofertas de microfranquias. Embora as franquias de Alimentação continuem sendo essenciais ao faturamento do franchising, é o segmento de Serviços que tem puxado nos últimos anos essa evolução tão expressiva”.

De fato, essa explosão dos novos modelos de negócios revolucionaram o setor, que viu seu faturamento crescer de R$ 76 bilhões (2010) para R$ 163 bilhões (2017) ao ano. O segmento de Serviços e Outros Negócios detém a terceira maior contribuição para os valores totais.

 

Sobre a WeAudit

A WeAudit é referência em auditoria telefônica, sendo pioneira neste segmento no Brasil. Fundada em 2011 pelo empresário Tiago Hungria, a empresa já auditou 46 mil faturas telefônicas, recuperando mais de R$ 45 milhões para seus 557 clientes atendidos. Ao final de 2017, a marca lançou seu modelo de franquia.

Facebook
Twitter
LinkedIn