Especialista traz seis dicas para quem quer investir e aponta cuidados necessários
A ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, encerra no sábado (1º), em São Paulo, mas outros eventos estão programados para ocorrer no segundo semestre. Os interessados em investir nesse modelo de negócios, que pensam em prospectar em eventos, devem tomar certos cuidados. É preciso ter foco, afinal, não adianta investir tempo, energia e atenção em marcas que estejam longe do seu perfil e orçamento.
“O ideal é o empreendedor fazer uma boa análise do perfil dele antes da feira, ponderando os segmentos que mais o atraem, os prós e contras de cada área, o valor que tem para investir e, assim, mapear as oportunidades mais interessantes. Programar as visitas aos stands das empresas que se adequam ao seu perfil é uma boa estratégia para conseguir otimizar a ida à feira”, pondera Melitha Novoa Prado, advogada especializada em franchising e varejo, que há 35 anos atua junto a franqueadoras de todo o Brasil.
Tendências
Segundo a especialista, o setor de negócios autônomos, que utilizam a Inteligência Artificial como aliada da gestão, está em alta, bem como aqueles que levam conveniência ao consumidor. “Já temos marcas que apostam no autosserviço e usam a automação, a Inteligência Artificial, como forma de dispensar funcionários e minimizar custos. Assim, também é possível que pequenos varejos atuem por 24h, uma conveniência interessante ao consumidor. Da mesma forma, há uma forte tendência de crescimento de franquias para condomínios e empresas, que levem ainda mais conforto aos clientes, como os minimercados, serviços residenciais e até os cuidados em casa”, diz ela.
Os negócios tradicionais também continuam com espaço garantido, mas sempre com modernidades atreladas. “Em alimentação, temos o delivery e as dark kitchens com crescimento expressivo, bem como o apelo de ter produtos orgânicos, vegetaríamos e veganos em constante crescimento nos cardápios. É importante que o investidor conheça a marca e veja se ela presta atenção ao movimento que o mercado faz, atualizando-se”, pondera.
A seguir, Melitha Novoa Prado dá dicas para quem visitará a feiras de franquias, em busca de um negócio próprio
Tenha foco ao visitar a feira
Antes do evento, pense nos segmentos que mais o atraem, na sua disponibilidade financeira, no tempo que você terá para se dedicar ao novo negócio, na localidade onde pretende instalar a franquia e visite marcas condizentes com sua análise de perfil. Resista à tentação de entrar em stands que fujam completamente do valor que você tem para investir porque essas empresas provavelmente oferecerão benefícios além daquelas que você pode acessar e isso o frustrará – sem que signifique que as marcas às quais você pode aderir sejam inadequadas. Lembre-se: todo investimento deve oferecer rendimentos proporcionais – e não milagrosos ou aquém do esperado.
Você não precisa largar seu trabalho atual para ter uma franquia
É isso mesmo: existem muitas franqueadoras que não exigem do franqueado uma dedicação exclusiva. Porém, saiba que você precisará trabalhar muito para que sua franquia seja um sucesso. A franqueadora transfere know-how, ou seja, lhe ensina a trabalhar. Mas o trabalho é realizado pelo franqueado e por sua equipe.
Não se iluda com ofertas de financiamento
Tenha em mente que é difícil iniciar um novo negócio sem dívidas, já que toda franquia precisa de um período para equilibrar suas contas e, posteriormente, começar a dar lucro. Imagine, então, se você iniciar o negócio com dívidas, um financiamento ou, ainda, sem capital de giro? Pois é, suas chances de sucesso se reduzirão consideravelmente. Portanto, pense sempre em investir em um negócio de valor menor do que o que você tem, no total, porque imprevistos acontecem e você pode precisar de mais dinheiro do que o projetado.
Converse com outros franqueados, especialmente em situações de repasse
As franqueadoras costumam oferecer a novos franqueados lojas de repasse (situação em que um franqueado vende sua unidade ou em que a própria franqueadora vende lojas próprias, em operação). Nesses casos, é preciso ter cuidado e experiência para analisar planilhas e saber se o negócio será rentável. Vale a pena conversar com o franqueado anterior para entender o motivo real do repasse e até com outros, para entender como a marca presta suporte. Tente não analisar os números superficialmente. Se precisar, procure ajuda. No caso de repasse de unidade própria, analise igualmente todas as planilhas. Atenção: cuidado com as unidades que já foram repassadas mais de uma vez.
Antes de comprar uma franquia, entenda o instituto do franchising
Já existem cursos on-line que ensinam o investidor a como comprar uma franquia e não se arrepender depois. O conteúdo desse formato de curso é importante porque traz muitas dicas para quem quer entender mais sobre documentos, processo de seleção, escolha de ponto comercial, dentre outras particularidades do sistema de franquias.
Não, essa não será sua oportunidade única
Não se sinta pressionado para adquirir uma franquia durante a feira. Não existe oportunidade única, desconto que será aplicado apenas em um dia, praça que será perdida para outro candidato. Desconfie deste tipo de pressão e fuja de promessas que, depois, não serão cumpridas – até porque o que vale é o que consta na COF (Circular de Oferta de Franquia) e no Contrato de Franquia firmado com a franqueadora, e não nas conversas informais. Todo franqueado precisa passar pelo processo de seleção. Nesse período, ele terá acesso a documentos como a COF e à minuta do contrato, fundamentais para que saiba quais serão seus direitos e deveres. A franqueadora pode lhe oferecer, verbalmente, itens que não constam nesses documentos, porém, apenas o que está previsto e descrito neles é de sua obrigatoriedade e apenas são válidos enquanto o contrato de franquia for vigente. Por isso, eles são documentos tão importantes. Recomenda-se que o futuro franqueado visite algumas unidades da marca, converse com os franqueados e conheça as suas histórias. Vale a regra: investigue sempre antes de investir.
Sobre o Novoa Prado Advogados
Está no mercado há 35 anos, prestando serviços de Direito Empresarial, especificamente em Varejo e Franchising. Atua nas áreas de Franquia (com expertise em relacionamento de redes e contencioso); Direito Empresarial, Imobiliário e Societário; Tributário e Contencioso Cível; Contratos, Compliance e Varejo e Propriedade Intelectual.Tem como sócias Melitha Novoa Prado e Thaís Kurita.