Inscrições encerram no próximo domingo (2) e podem participar pessoas de 20 a 34 anos
Em sua 23ª edição, as inscrições para o segundo ciclo do Shell Iniciativa Jovem estão abertas até o próximo domingo (2/7). O Programa de empreendedorismo é destinado para jovens entre 20 e 34 anos, com alma empreendedora ou com ideias de negócios que promovam mudanças significativas na sociedade. Os interessados devem ter ensino médio completo e residência fixa nos estados do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site.
O Programa tem duração de 3 meses para os jovens que estão na fase de meação, ou seja, no começo da sua trajetória empreendedora e 4 meses para os participantes que já estão na fase de operação, ou seja, que já possuem um negócio (formal ou informal). O início do Shell Iniciativa Jovem está previsto para agosto desse ano, e ocorrerá no formato 100% online.
No primeiro ciclo da 23ª edição – primeiro semestre de 2023 -, o Shell Iniciativa Jovem mostrou toda sua diversidade e contou com o maior número de participantes autodeclarados pretos e pardos, com mais de 50% de participação feminina, oferecendo formação gratuita e de alto nível a empreendedores.
Ludmylla Gonçalves, idealizadora da plataforma Pre-pa-ra, Prof!, foi uma das beneficiadas pelo programa e conta como Shell Iniciativa Jovem foi essencial no processo acreditar no próprio negócio: “ter sido reconhecida me mostrou que eu posso, e agora eu quero encorajar outras mulheres negras também. Esse empoderamento não é individual, ele é coletivo”.
Allan Salles, criador de uma marca black de streetwear conta como o programa representou uma mudança no seu empreendimento: “O Iniciativa Jovem me ajudou a ver a Blackboo de uma forma mais comercial, junto com a parte conceitual da representatividade. Foi um divisor de águas para sair do mundo das ideias e ir para a prática”.
O Shell Iniciativa Jovem, executado anualmente pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), busca engajar os empreendedores em atividades como workshops, consultorias, acompanhamentos contínuos com especialistas e mentorias que visam aproximá-los e propiciar o trabalho em rede.
Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil, ressalta a importância do Shell Iniciativa Jovem para o ambiente de negócios, diversidade e inovação: “O programa é uma semente, um primeiro passo. São 23 anos de Iniciativa Jovem e cada ano que olho para esse auditório, vejo mais mulheres, mais pessoas negras, mais representatividade. Esse é um programa que representa muito bem a energia que vem da gente”.
Sobre o Shell Iniciativa Jovem
Desenvolvido pela Shell, o programa é executado em parceria com CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e tem como objetivo incentivar a geração de trabalho e renda, e ajudar empreendedores a se desenvolverem, formarem redes colaborativas e prosperarem suas ideias, criando soluções criativas para as demandas do mercado de maneira socialmente responsável. A iniciativa se baseia em três pilares: inovação, ética e sustentabilidade. A partir disso, os participantes são engajados em atividades como treinamentos e mentorias, que visam o aprimoramento das estratégias e da gestão do negócio. Desde o ano 2000, já foram mais de 2.200 empreendimentos apoiados a partir do Shell Iniciativa Jovem, 4.327 empregos gerados e 553 negócios selados.