Chamado de louco, empreendedor recupera empresa à beira da falência “pensando fora da caixa”

O envolvimento com os negócios do pai, ajudou a despertar o empreendedorismo em Henrique Caran como ele conta via Eu, Empreendedor. Foi o ponto de partida de sua “louca” trajetória.

Foi brincando entre as caixas da usina do meu pai que comecei a me interessar pelo universo industrial. Ele era fabricante de embalagens de óleo e sempre acompanhei de perto seu trabalho até ter a oportunidade de atuar na parte comercial do negócio. Anos depois, em 1992, passei a interferir diretamente na administração da companhia, após nos tornarmos fornecedores de uma fabricante de produtos para carros chamada Rodabrill.

Com a nova função, tive o primeiro estalo com a ideia de ter o meu próprio negócio. Começava ai, uma história que me levou de empresário desacreditado a dono de uma das maiores empresas do país. No início dos anos 2000, com a Rodabrill à beira da falência, enxerguei uma oportunidade de empreender e resolvi comprar a companhia com o intuito de recuperá-la. A aquisição fez com que eu fosse completamente desacreditado e até chamado de louco, mas segui com a ideia mesmo sem o apoio de parceiros ou societários. Passei a trabalhar mais de 18h por dia, buscando novos mercados e oportunidades de negócios.

Assim, em 2001, nasce o Grupo Interbrilho, com objetivo de ampliar atuação da companhia. Para isso, investi em maquinário, profissionais especializados, tecnologia e produção, e expandimos o negócio para novos prédios. Rapidamente, a Rodabrill passa a se destacar além do segmento de postos de gasolina e alcança o varejo supermercadista.

Meu foco sempre foi pensar fora da caixa. Então, com ao auxílio de apoiadores, pudemos expor nossos produtos na APAS, maior feira supermercadista do Brasil, reconhecida mundialmente e a marca foi ganhando novas linhas, produtos e passou ter certificação. Firmei uma parceria de exclusividade no fornecimento de produtos e cuidados para carros de apoio da Fórmula 1 Grand Prix dando um passo importante no terceiro setor.

Este aprendizado à frente da Rodabril serviu de base para investirmos em outros seguimentos com a criação da PetBrilho (linha de cuidados e higiene para animais de estimação) e Prime Grill (marca especializada em produtos para churrasco residencial). Ampliei a atuação do grupo e lavei nosso know how em varejo e indústria para outros setores sem nunca perder o senso oportunidade e a missão de oferecer produtos e soluções de alta qualidade, chegando ao mercado internacional.

Por anos, nossos produtos foram revendidos nos Estados Unidos e ao percebermos uma demanda superabundante naquele país, visualizamos a oportunidade de lançar uma marca que atendesse de forma significativa o mercado estadunidense. Assim, surge a Intershine, um grupo, criado para administrar as linhas RoadShine, focada em mercadoria automotiva e EKOpet, que comercializa produtos para cuidados e higiene de pets. Ambas têm como diferencial utilizar matérias primas brasileiras, fator que tem sido muito valorizado no setor de exportação, atualmente.

Com faturamento de R$ 62 milhões em 2017, o Grupo Interbrilho  prevê este ano o lançamento de três novas marcas focadas na linha de limpeza e bem estar do lar, segmento hospitalar e o mercado de cosméticos, além de ampliar a atuação da Intershine com o lançamento de novos produtos.

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