Identificação do perfil empreendedor pode colaborar para o sucesso do negócio

O empreendedorismo no Brasil tem aumentado consideravelmente e as justificativas para este crescimento são as mais diversas, como a crise econômica que afeta o país e a dificuldade de uma recolocação profissional no mercado de trabalho, até os avanços tecnológicos e a desburocratização do procedimento para abertura de empresas, tendo em vista o aumento significativo das startups. De acordo com pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada neste ano, a taxa total de empreendedorismo no Brasil ficou em 38%, o que representa 51,9 milhões de pessoas que decidiram abrir seus próprios negócios, tornando-se o segundo melhor desempenho do país desde 2002.

O levantamento apontou, ainda, que ter o próprio negócio está entre o quarto sonho dos entrevistados, representando 33%. O CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação, Reinaldo Passadori, explica que ao decidir empreender, o indivíduo deve ter clareza de que para obter sucesso em seu negócio é necessário identificar em qual perfil se encaixa, para que administre o seu empreendimento da melhor forma, de acordo com suas características. “Alguns donos de negócios podem querer acelerar os processos, fazendo todo o necessário rapidamente, enquanto outros podem ser mais minuciosos, levando um tempo maior para tomar qualquer atitude com o objetivo de correr menos riscos. Isso nos mostra que não existe uma maneira certa ou errada de empreender, apenas características distintas”, explica o especialista.

Entre os diferentes perfis de empreendedores, temos:

MALABARISTA
O perfil malabarista é aquele que se tornou dono de algum negócio às pressas. Em algumas situações, este perfil compõe profissionais que eram colaboradores de alguma empresa ou, então, passaram a administrar o negócio da família. “O malabarista deve atentar-se, principalmente, aos processos de gestão financeira e organização da empresa. Em geral, este perfil tem bastante facilidade em executar atividades que envolvam marketing, estratégia, expansão e formas de melhorar produtos ou serviços”, comenta.

AUTÔNOMO
Este perfil de empreendedor tem como foco principal a garantia de sua renda fixa. O autônomo tem a mentalidade bastante parecida com o profissional que trabalha em regime CLT. “Para este tipo de profissional, um dos desafios encontrados é o desenvolvimento de um plano B e, também, de alguma estratégia de expansão para garantir os rendimentos financeiros. Por este motivo, o perfil autônomo precisa, regularmente, procurar por formas de diversificar e fidelizar as organizações parceiras”, afirma Passadori.

REALIZADOR
O especialista explica que este modelo caracteriza aquele profissional que sempre planejou ter o próprio negócio. Geralmente, este tipo de empreendedor tem um forte apego emocional à ideia de seu projeto. “O realizador deve diferenciar-se das relações com os concorrentes. Por este motivo, ele deverá se manter atento ao mercado e, também, aos outros modelos de negócios com o objetivo de se destacar em seu segmento de atuação”, explica.

ARROJADO
O perfil arrojado é aquele que já tem uma vocação para empreender bastante clara. Este tipo de empreendedor é considerado ambicioso e não tem apego a nenhuma ideia, tendo como finalidade o retorno financeiro e o sucesso profissional. “O arrojado encontra maior dificuldade para elaborar um plano estratégico. Como não é apegado a nada, muitas vezes, este profissional investe em muitas áreas das quais não tem nenhum tipo de envolvimento e pode acabar se prejudicando. O planejamento é um recurso imprescindível para elaborar uma análise estratégica e um plano de execução eficaz, que, certamente, trará resultados”, finaliza Passadori.

Sobre a Passadori Comunicação, Liderança e Negociação
Há 34 anos, a Passadori Educação, Liderança e Negociação prepara profissionais para se destacarem no mercado de trabalho por meio de treinamentos de alta performance, ministrados nas áreas da comunicação, liderança, desenvolvimento organizacional e relacionamento com o cliente. Unindo tradição e inovação, em sua trajetória, já capacitou mais de 100 mil profissionais e desenvolveu mais de 500 projetos para as maiores empresas do Brasil. Além dos treinamentos, a Passadori oferece orientação profissional por meio de sessões de coaching e realização de palestras com Reinaldo Passadori, um dos maiores especialistas do Brasil nesse segmento.

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