Inscrições podem ser feitas até 17 de agosto; evento acontece em novembro, no Pará
A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e o Ministério da Cultura (MinC) realizarão de 8 a 12 de novembro de 2023, em Belém, no Pará, a 3ª Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), um megaevento que inclui rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais.
O edital do MinC, que levará 260 empreendedores culturais e criativos para compor a delegação comercial brasileira, está com as inscrições abertas até 17 de agosto, na Plataforma Mapas da Cultura. Podem concorrer empreendedores dos setores de artesanato, audiovisual e animação, circo, dança, design, editorial, hip hop, jogos eletrônicos, moda, museus e patrimônio, música, teatro e áreas técnicas relacionadas à economia criativa.
“A OEI entende o MICBR como uma política pública para fomentar e internacionalizar a indústria cultural, complementando as diversas ações existentes nos países da Região Ibero-americana. Estudo que fizemos em parceria com a Cepal mostra a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social com a inclusão produtiva em todos os 23 países da Região. No Brasil, são cerca de um milhão de empregos diretos e uma contribuição para o PIB que varia, dependendo da metodologia, de 2,6% a 3,11% do PIB. Na Ibero-América, 2% e 4% do PIB”, ressalta Raphael Callou (foto em destaque), diretor da OEI.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, “o MICBR é parte central da política pública do Ministério e do Governo Federal voltada à promoção de mercados criativos e à geração de emprego e renda por meio da economia criativa”, explicou, ressaltando, ainda, que a produção desse grande evento no Norte do país pretende valorizar as potencialidades comerciais da região, dar maior projeção à diversidade cultural dos povos amazônicos e incentivar a descentralização dos investimentos e ações culturais.
Com uma programação que inclui 15 setores criativos, seis a mais que a última edição de 2021, haverá uma Cozinha-Show com foco na culinária, sabores e ingredientes da região norte no espaço gastronômico do evento.
Edital
Serão garantidas cinco vagas para compradores/demandantes e 15 para vendedores/ofertantes em cada setor. O preenchimento das vagas obedecerá ao critério de distribuição regional, de forma a contemplar três Vendedores/Ofertantes por região brasileira (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) nos 12 setores criativos e no setor voltado às áreas técnicas.
As propostas selecionadas serão beneficiadas com apoio financeiro para participação no MICBR 2023; inscrição gratuita no evento; cadastro na plataforma oficial para organização de rodadas de negócios, e participação em atividades de capacitação prévia às rodadas de negócios. O apoio financeiro é calculado por região brasileira, considerando o endereço residencial do/a beneficiário/a.
MIC na América do Sul
Na última década, a organização de mercados públicos de economia criativa se transformou em uma característica da América do Sul a fim de promover a cultura latino-americana e o comércio de bens e serviços culturais. Surgiram cinco mercados nacionais: Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai, e um regional – Mercado das Indústrias Culturais do Sul (MICSul).
No Brasil, em 2018, o MICBR teve um resultado expressivo, com R$30 milhões em negócios, 8 mil inscritos e mais de 400 empresas do Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Argentina, Equador e Paraguai. No formato virtual em 2021, o evento contou com mais de 18 mil participantes, tendo gerado cerca de R$70 milhões de oportunidades de negócio, por meio das rodadas comerciais.
Sob o comando da OEI na Argentina, em junho último Buenos Aires sediou a 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), tendo o Brasil como convidado de honra.