Negócio quente

As irmãs Un Ae e Jong Ae Hong introduziram o frozen yogurt no Brasil e em três anos abriram 65 lojas em 13 estados

Fotos: Ana Colla | Elas estão na faixa dos 50 anos, idade em que muitas pessoas começam a pensar em pendurar as chuteiras ou pelo menos reduzir o ritmo de trabalho. Mas as irmãs coreanas Un Ae e Jong Ae Hong, naturalizadas brasileiras, nunca estiveram tão atarefadas como agora. Em 2007, depois de muitas pesquisas, a dupla decidiu empreender e abriu em Ipanema, no Rio de Janeiro, uma loja de sorvetes à base de iogurte, batizada de Yogoberry.

A receita foi desenvolvida cuidadosamente pelas imigrantes, que deixaram a Coreia do Sul em direção ao Brasil ainda crianças, em 1963. O sabor da fórmula Yogoberry caiu no gosto dos cariocas, que passaram a fazer filas em frente à loja para degustar o produto. Estava instalado o famoso boca a boca – a divulgação feita por clientes satisfeitos. Em pouco tempo, a marca se tornou referência no crescente mercado de frozen yogurt no Brasil.

Em setembro último, a Yogoberry tinha 80 contratos de franquia fechados e 65 lojas abertas em 13 estados brasileiros. Apenas duas delas são próprias. É uma expansão significativa para um negócio que sequer completou três anos de vida. “Estamos correndo o Brasil inteiro para montar e inaugurar lojas, é uma loucura”, comenta Jong. Ela responde pela área financeira da rede, enquanto a irmã se dedica ao processo de montagem das novas unidades. O primo Marcelo Bae, diretor administrativo da marca, coordena o sistema de franquias, que há quatro meses conta com o apoio de uma consultoria especializada em reestruturação de redes.

O franchising estava nos planos de Un Ae e Jong desde que a dupla idealizou a Yogoberry. As irmãs só não pensaram que a expansão para outras cidades do Brasil aconteceria de forma tão rápida. Poucos meses depois da inauguração da loja de Ipanema, em novembro de 2007, elas começaram a receber inúmeras propostas para abertura de franquias. As filas de clientes na porta da loja ajudaram a chamar a atenção de empreendedores de vários cantos do País.

Um ano depois, Un Ae e Jong assinavam contrato com o primeiro franqueado para abertura de um ponto em Copacabana. Nesta época elas já tinham a segunda loja própria, no Barrashopping (RJ). Logo em seguida, instalaram uma unidade franqueada em Belo Horizonte, a primeira loja fora do Rio. Ao mesmo tempo em que começaram a franquear, viam surgir seus primeiros concorrentes, mais um indicador de que apostaram num mercado promissor.

Desde o segundo ano da Yogoberry, a dupla tem sido surpreendida positivamente pelos números. Em 2009, elas projetaram 10 lojas, mas chegaram ao final do período com 30 unidades. Isso em plena crise econômica mundial, que imobilizou a expansão de muitos negócios. Para 2010, a projeção inicial era abrir mais 30 unidades franqueadas, mas a meta já foi revista para 50 inaugurações, totalizando 80 lojas até dezembro. “A procura tem sido muito grande. No momento, estamos indo para o interior de São Paulo, Norte e Nordeste. Mas o melhor de tudo é que todas as franquias vão muito bem”, destaca Jong.

Febre californiana

Foto: Ana Colla | A ideia de trazer o frozen yogurt para o Brasil foi de Un Ae. Ela é fã do iogurte congelado desde a época em que ainda trabalhava como comissária da extinta Varig e vivia entre o Rio de Janeiro e Los Angeles (EUA). O frozen era uma febre na Califórnia. Em 2006, ao perceber que a empresa estava com os dias contados, Un Ae começou a pensar em alternativas profissionais. Logo surgiu a ideia de abrir uma loja de frozen yogurt no Rio de Janeiro.

O clima da cidade e o gosto dos cariocas por uma vida saudável e o corpo em forma casavam perfeitamente com as características do iogurte congelado: 100% natural e com baixa caloria (80 por porção). Jong morava na Califórnia nesta época e embarcou no projeto com a irmã. “Se lá já era um sucesso, as chances de dar certo no Brasil eram muito grandes. Brasileiro é muito mais preocupado com o corpo e a saúde do que os americanos”, afirma a empresária.

Formada em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), Jong passou a se dedicar ao desenvolvimento da receita do frozen da Yogoberry. Foram 18 meses de testes, período em que a família e os amigos faziam o papel de cobaia. Com a cara e a coragem, Jong e Un Ae também saíram às ruas distribuindo iogurte congelado para saber a opinião de seus futuros consumidores. Na loja de Ipanema investiram forte em estratégias de degustação.

O cardápio Yogoberry tem apenas quatro sabores – chá verde, natural, misto (chá verde e natural) e diet (sem açúcar). A cada mês, as irmãs Hong oferecem um sabor surpresa, limitado àquele período. Em agosto, a versão sazonal foi uva fragola e, em setembro, chocolate. O cliente tem a opção de incrementar o iogurte congelado com coberturas, chamadas de toppings. São mais de 30 ingredientes, incluindo frutas frescas, caldas de tangerina e lichia importadas do Japão, granola, castanhas, mel e chocolates.

O sabor do frozen e a dedicação das irmãs Hong explicam o sucesso da Yogoberry. Elas já têm propostas para levar a marca a outros países, tanto da América Latina quanto da Europa. Cuidadosa, Jong prefere não dar muitos detalhes antes dos fatos acontecerem, mas assegura que ainda neste ano a Yogoberry abrirá sua primeira franquia no exterior. Os dias, que já são curtos para Jong e Un Ae, devem ficar ainda mais corridos. Mas as irmãs já sabem onde buscar energia: “A satisfação com o negócio é muito grande. Estamos trabalhando como nunca, mas estamos muito felizes”.

Linha do tempo:

1963 – As irmãs Un Ae e Jong Ae se mudam da Coreia do Sul para o Brasil junto com a família

2006 – Com a falência da Varig, a comissária Un Ae propõe à irmã Jong a abertura de uma loja de frozen yogurt no Rio de Janeiro

2007 – Abertura da primeira loja, em Ipanema (RJ)

2008 – Abertura da primeira franquia, em Copacabana (RJ)

2009 – A marca fecha o ano com 30 lojas

2010 – Depois de chegar a 13 estados brasileiros, a marca prepara sua internacionalização

Linha direta:

Yogoberry: (21) 2135-6226

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