Nos últimos anos, os holofotes do mundo dos negócios estão voltados com maior luz para o empresário de origem sul-africana-canadense, naturalizado americano, Elon Musk. Ninguém mais do que ele pode hoje ser apontado como empreendedor e verdadeiro “influenciador” nos negócios e é e será certamente cada vez mais na vida de cada pessoa no mundo.
Ele bastava ter apenas criado o carro elétrico Tesla, a marca automotiva e de armazenamento de energia a base de bateria, que já vale mais do que todas as marcas tradicionais de veículos do mundo, juntas.
Mas ele não pensa e trabalha só com o carro elétrico que pode ser decisivo para criar um mundo menos poluído e mais habitável. Produz energia solar. Cria túneis subterrâneos por onde vão passar veículos voadores. Monta satélites. Cruza o cérebro humano com computadores. Explora em diferentes frentes o uso da inteligência artificial. Tudo indica que será o dono definitivo do twitter, uma das maiores redes sociais de amplitude mundial. E já projeta “colonizar” Marte. Pensa até em um dia morrer nesse hoje inexplorado planeta vermelho.
Elon Musk pode ser criticado pelos seus lances de aparente insanidade e pelas suas costumeiras frases de efeito. Mas não se pode deixar de reconhecer suas qualidades, sua criatividade e sua ousadia empreendedora. Pelo menos três qualidades dele todo empreendedor deveria considerar e seguir:
- RESILIÊNCIA – Se mantém sempre firme. Enfrenta tudo e todos. Pode refazer alguns planos mas segue sempre em frente.
- VISÃO – Projeta o futuro e essa sua capacidade abre caminhos e direções certas, sempre com o foco de onde quer chegar.
- PROPÓSITO – Tudo o que faz visa melhorar a vida das pessoas e tornar o mundo melhor para viver, mais sustentável.