Novidades no Open Banking e aumento da democratização do setor bancário

Lucas Thaislo empreendedor

 

A terceira etapa do Open Banking entrou em vigor na sexta-feria (29/10). Entre as principais novidades, as instituições financeiras poderão compartilhar, a partir de agora, informações sobre serviços de transferência via PIX, sistema de pagamento instantâneo, em vigor desde o fim do ano passado. Ou seja, será possível utilizar o PIX por canais que não sejam, necessariamente, o Internet Banking do usuário.

Na avaliação do diretor de Tecnologia e Inovação do Banco SEMEAR, Lucas Thaislo, trata-se de mais um avanço para aumentar a democratização do setor. “A implantação – em curso – do open banking abre inúmeras possibilidades para o mercado financeiro. Em especial, diminui assimetrias entre pequenas, médias e grandes instituições”, destaca.

Em síntese, o Open Banking consiste na implantação de uma rede de conexão, que permite o compartilhamento, pelas entidades vinculadas ao Banco Central, dos dados bancários e do histórico de relacionamento dos usuários. Claro, mediante consentimento das pessoas. “Isso permite que as empresas tenham informações suficientes para oferecer produtos, serviços, taxas e juros mais aderentes ao perfil de cada cliente”, completa Thaislo. O cronograma do Open Banking começou em 1º de fevereiro e vai até setembro de 2022.


Sobre o Banco Semear –
Fundado em 2006 e sediado em Belo Horizonte (MG), o Banco SEMEAR é o único banco mineiro especialista no varejo de eletromóveis. Está presente em todo o território nacional e atende a mais de 2 milhões de clientes nas cinco regiões brasileiras, com destaque para as cidades do interior do país. A instituição se consolidou no atendimento ao varejista, por meio do financiamento das operações para que os consumidores, majoritariamente pertencentes às classes D e E, parcelem compras de móveis e eletrodomésticos em até 24 vezes. Ao longo dos anos, o Banco SEMEAR ampliou a participação no mercado nacional, com expansão da carteira de produtos e serviços. Tornou-se, assim, um banco múltiplo, dinâmico e inovador, com foco também em inclusão e educação financeira.

Facebook
Twitter
LinkedIn