O reinventor do marketing

 

Nascia a Resultados Digitais. Era início de 2011. Fui conhecer o principal criador dessa empresa, o engenheiro de automação Eric Santos, um paulista que veio estudar na Universidade Federal de Santa Catarina. Quando bati e abri a porta da empresa, uma sala no prédio da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), não fui recebido por ninguém. Só vi diante de mim uma sala, de uns 60 metros quadros, com mais de 30 jovens, sentados em filas, cada um diante de um computador. Perguntei pelo Eric. Alguém me apontou na fila que ele estava. Fui até lá e me apresentei. Ele me pediu para sentar numa cadeira ao lado dele. Esperei um pouco e pensei que ele me convidaria para ir até uma sala ao lado conversar com calma. Não aconteceu isso. A Resultados Digitais estava toda ali, se resumia àquela sala. Falamos ali mesmo.

Desse primeiro encontrou resultou uma pequena nota na revista Empreendedor. Eric, junto com André Siqueira, Bruno Guisi, Guilherme Lopes e Pedro Bachiega, começavam a burilar um termo ainda pouco conhecido chamado “inbound marketing”. Eles tentavam misturar conteúdos e estratégias nas incipientes redes sociais da época, com o objetivo de atrair, converter e encantar clientes para as empresas. Fecharam o primeiro ano fazendo esse trabalho para 7 empresas diferentes.

Em abril de 2019, Eric Santos foi a capa da revista, numa matéria de 8 páginas com a trajetória meteórica da Resultados Digitais. Daquela pequena sala com 30 jovens mais ou menos, estava nesse momento em dois prédios conjuntos, em Florianópolis, ao lado do Floripa Shopping, com mais de 700  colaboradores e mais de 12 mil clientes. Hoje a RD é a líder no Brasil no desenvolvimento de software para o crescimento de médias e pequenas empresas. Já conta com mais de 40 mil clientes e atua em 40 países.

O crescimento da Resultados Digitais também pode ser medido pelo evento RD Summit. Realizado em 2013 pela primeira vez, para um público de 300 pessoas, agora no final de outubro contou com a presença de mais de 14 mil pessoas durante três dias, com os temas tecnologia, marketing e vendas.

A figura de um funil ilustra bem o trabalho desenvolvido nesses anos todos pela RD.  A extremidade maior representa o estímulo para a chegada de visitantes até uma empresa. Depois passam pela identificação, pelas oportunidades de negócios e, por fim, na outra extremidade, a mais fina, o fim do funil, as vendas, os negócios fechados.

Desde junho de 2021, comprada por 1,8 bilhão de reais, a RD está também embaixo do guarda-chuva da TOTVS, o maior conglomerado de empresas de tecnologia da América Latina e um dos maiores do mundo.

Eric Santos é o CEO da RD. Mas podem chama-lo de “o verdadeiro influencer digital” ou  o “reinventor do marketing”.

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn