PANDEMIA – Tok&Stok lança campanha de incentivo a pequenos artesãos

Sempre buscando incentivar a produção do artesanato local e da cultura brasileira, a Tok&Stok, diante de um cenário de incertezas, consequentes da pandemia de Covid-19, lança o projeto Origem Artesanal, uma campanha digital que contará, no Instagram da marca, a história de cinco pequenos artesãos parceiros de longa data da rede de móveis e acessórios, destacando suas trajetórias inspiradoras de vida e superação.

O movimento de valorização tem o objetivo de firmar e renovar o compromisso da Tok&Stok junto a estes produtores, além de buscar novos caminhos que possam ajudar a manter as atividades diárias desses empreendedores, para que consigam garantir a sobrevivência de seus negócios como um todo. “Neste momento, não poderíamos deixar nossos pequenos parceiros de lado e, por isso, priorizamos o recebimento e compra de suas mercadorias, entendendo o contexto do cenário atual”, conta Maurício Ferro, Head de Marketing e Comunicação da Tok&Stok.

Este estímulo ao artesanato local já existe na marca desde sua inauguração, em 1978, quando sua própria fundadora, Ghislaine Dubrule, grande apreciadora da produção manual nacional, iniciou a venda de artesanatos selecionados na loja. Hoje, o portfólio da rede conta com 187 itens de 23 pequenos artesãos de diferentes localidades do país. “A Tok&Stok sempre teve muito orgulho de ser uma empresa que, além de nascer no Brasil, valoriza nossa cultura e a produção artesanal. Ao nos aproximarmos de pequenos produtores, surgem novas oportunidades para ambos. Para nós, a de oferecer produtos autênticos, carregados de valores cultural e humano. Para o produtor, a chance de crescer, se profissionalizar e ter seu produto comercializado em alcance nacional”, completa Ferro.

A campanha Origem Artesanal pode ser acompanhada no Instagram da marca (@tokstok). A cada semana, uma nova história será publicada. Para quem quiser conhecer o trabalho de todos os artesãos parceiros da Tok&Stok, seus produtos estão disponíveis no site.

Conheça um pouco sobre os pequenos artesãos que serão destacados na campanha:

Roberto Cesto (@artesanatos_taboa)

Pertencente à quarta geração de artesãos de sua família, Carlos Roberto Pinto Ribeiro é natural de Minas Gerais e há 15 anos se dedica exclusivamente ao artesanato de cestos e objetos de palha de taboa. Vivendo na cidade de Potim, interior de São Paulo, desde 1998, o produtor conta com 14 artesãos, um serralheiro, um marceneiro e uma equipe de costureiras na produção de peças. “A cidade de Potim é pequena, sem indústrias e comércio expressivo. Vemos no artesanato uma maneira eficaz de desenvolver o sustento e dignidade para estas pessoas”, explica o microempreendedor.

Entre os itens produzidos, destaque para a Linha Taboa, com cestos, porta-talheres, vasos, fruteiras, pude, luminária e lugar americano. Todos feitos manualmente com fibra de taboa trançada, que levam um pedaço da natureza para dentro de casa e enriquecem o décor de cada ambiente. “Para nós é bastante gratificante conseguir tirar o sustento através deste trabalho, feito em casa, com um material abundante em nossa região”, conta Roberto.

A parceria entre as marcas já existe desde 2010 e representa 70% das vendas de itens em taboa dentro da produção do pequeno produtor. Quanto à matéria prima utilizada nos produtos, Roberto explica que todas são retiradas da natureza pelo sistema de poda, ou seja, sem cortar a raiz, que ainda fica ativa para gerar novamente a planta. Também é respeitado o sistema de colheita rotativa, para que o prazo de crescimento de cada pé seja respeitado em seu ciclo completo.

Divinio Ofhicio (@divino_o)

Empresa vencedora da 4ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, em 2016, a Divino Ofhicio iniciou suas atividades no ano de 2000 fazendo diversos tipos de artesanato e, após uma reestruturação interna, se especializou em adornos de madeira. “Trabalhar com artesanato é muito prazeroso, mas não é uma escolha fácil. Como toda profissão, é preciso muita dedicação e comprometimento para se manter no mercado. A grande vantagem deste setor é fazer o que se gosta, poder exercer a criatividade, além de repassar o conhecimento de tradições. Hoje temos cinco funcionários na Divino Ofhicio, todos jovens que foram treinados e tiveram seu primeiro emprego aqui, como artesãos”, afirma Josias Cardoso, proprietário da Divino Ofhicio.

Natural de Lagoa Dourada, Minas Gerais, a marca iniciou sua parceria com a Tok&Stok no ano de 2005 e constatou a melhora tanto em seus processos internos, como na venda de seus itens. A partir de 2008, a Divino Ofhicio passou a ter seu trabalho 100% sustentável, utilizando apenas madeira de reflorestamento. Entre os destaques da produção, está a linha Divino Espírito Santo, com adornos confeccionados em madeira maciça e acabamento variados. As peças são representações iconográficas do Divino Espírito Santo.

Cerâmica Capivara (@ceramicaserradacapivarapi)

A Cerâmica Capivara foi idealizada em 1994 pela professora Niéde Guidon, Presidente da Fundação Museu do Homem Americano e Cogestora do Parque Nacional Serra da Capivara, com o objetivo de implantar cultura de subsistência nas comunidades carentes do entorno da Serra da Capivara (PI),  um berço de artesãos, incluindo uma comunidade inteira de ceramistas. Hoje administrada por Girleide Oliveira, a marca mantém os princípios seguidos há mais de duas décadas, como o respeito ao meio ambiente e o trabalho socioeconômico, contando com 41 colaboradores, todos moradores da comunidade Barreirinho e do entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. “Por causa da Cerâmica Capivara, hoje vivemos muito bem por aqui. Criamos nossos filhos, temos nossas casas próprias, estrada, energia, água e saneamento básico para toda a comunidade”, conta Girleide Oliveira, Sócia da Cerâmica Capivara.

A marca iniciou sua parceria com a Tok&Stok em 2004 e foi certificada como melhor Projeto de Sustentabilidade pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, em 2008, e pelo Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável, em 2009.  Como seu principal item de venda, está a louça utilitária, com canecas, xícaras, tigelas, pratos e bowls. Todos os produtos contam com matéria prima certificada e dentro de um cronograma específico alinhado ao sistema natural do Meio Ambiente.

Santa Luzia (@santaluziaredesedecoracao)

Nascida em 1986, em pleno sertão da Paraíba, a Santa Luzia foi criada por Armando Dantas, que realizava a venda de suas redes artesanais de porta em porta. Hoje, com 70 funcionários, sua marca trabalha com base na sustentabilidade, na responsabilidade social e no respeito ao meio-ambiente e utiliza apenas duas matérias-primas em seus itens: o algodão colorido orgânico da Paraíba (certificado Ecocert) e o algodão reciclado. “O algodão colorido natural e orgânico da Paraíba é cultivado sem irrigação, sem aditivos e sem corantes, mesmo com o mínimo de chuva ele brota do chão. Trata-se de um milagre em uma terra generosa que gera economia de 87,5% de água em sua cadeia produtiva, do cultivo ao produto pronto, comparado a um similar, tingido pela indústria”, conta Armando Dantas, diretor da Santa Luzia. Entre as comunidades locais ajudadas com este trabalho, estão os agricultores do assentamento Maria Margarida Alves, em Juarez Távora, a comunidade tradicional em São Bento, Brejo do Cruz e de Paulista, e a comunidade quilombola Terra Nova.

Além das redes de dormir, carro-chefe da empresa, a Santa Luzia produz mantas, almofadas, jogos americanos, jogos de cama, cortinas e tapetes. Seu principal diferencial é a criação de produtos com tecidos feitos em tear mecânico (semi-artesanal) e acabamento artesanal com inovação no design e no uso de técnicas de tipologia têxtil, como macramê, crochê, trançado e patchwork.

A marca é reconhecida pelo Conselho Mundial de Artesanato, com chancela da Unesco, como Excelência Artesanal do Cone Sul, e reconhece na Tok&Stok um parceiro fundamental no funcionamento da cadeia produtiva. “Ter nossos itens à venda na Tok&Stok traz prestígio para a nossa empresa”, finaliza Armando.

Flor do Mar Brasil (www.flordomarbrasil.com.br)

A Flor do Mar Brasil nasceu há 15 anos pelas mãos da artista Cleide Cunha, em Recife (PE). O pequeno negócio conta com diversos tipos de artesanatos feitos com escamas de peixes (provenientes de pescados legalmente aprovados para pesca e comércio), conchas e cascalhos do mar, todos devidamente tratados em solução germicida e bactericida (que elimina odor e resíduo remanescente), sem alterar as características naturais dos insumos marinhos. Aliado ao processo artístico, o projeto levou trabalho e renda às comunidades carentes da região metropolitana do Recife. Com isso, Cleide Cunha formou um grupo de potenciais artesãs que, indiretamente e sem largar mão de suas ocupações, incorporaram o projeto em seu tempo livre. “É muito prazeroso trabalhar com artesanato e proporcionar trabalho e renda adicional para outros mais necessitados que nós”, afirma Cleide.

Entre seus principais produtos estão as flores decorativas em hastes, confeccionadas artesanalmente com escamas de peixe desidratadas e com talo em vime revestido com cascalhos de conchas.

Sobre a Tok&Stok

A Tok&Stok nasceu em 1978 com o propósito de unir uma loja de móveis, design diferenciado, bons preços e entrega rápida. O “Tok” vem do design inovador dos produtos e o charme das lojas, o “Stok” está presente no atendimento ao cliente disponibilizando a retirada imediata como opção de entrega. A marca, referência de mercado, vende estilo de vida e inspiração aos consumidores e está presente em todo o Brasil com 58 lojas e uma plataforma de e-commerce.

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