Pense numa boa oportunidade

É possível classificar em dois grupos as pessoas e os motivos que levam a abrir uma empresa. De um dado, está quem abre uma empresa por necessidade e, de outro, está quem abre uma empresa por oportunidade.

Por necessidade, um traço comum entre esses novos empresários está o fato de que foram demitidos de um emprego fixo. Assim, por necessidade e muitas vezes por desespero, decidem abrir uma empresa para garantir o sustento próprio e da família.

Às vezes, esse tipo de empresário tem sucesso, consegue montar a sua empresa, gerar empregos e obter lucro. Mas é mais difícil e mais raro.

A melhor maneira de abrir uma empresa, no entanto, é vislumbrar uma boa oportunidade de negócio. Pode até estar bem empregado, mas tem certeza que obterá sucesso ao abrir uma empresa, pois tem uma boa ideia, uma boa oportunidade de negócio.

A relação entre empresas geradas pela necessidade e pela oportunidade está ligada ao grau de desenvolvimento da economia de um país. Na década de 1980, no Brasil, para cada empresa aberta por oportunidade, havia mais de 10 empresários gerados por necessidade, pois o desemprego era muito elevado devido às fortes oscilações da economia, contaminada por inflação que chegou a bater em mil por cento ao ano.

Hoje, com a estabilidade e o desenvolvimento da economia brasileira, para cada empresário que abre uma empresa para suprir a falta de um salário fixo, têm dois empresários que abrem empresas por acreditar numa boa ideia, numa boa oportunidade de sucesso empresarial.

Confira, a seguir, 10 pontos fundamentais para criar uma empresa por oportunidade:

1) O produto ou serviço da futura empresa tem uma inovação, um diferencial de mercado.

2) Está sozinho no mercado ou o nível de concorrência no raio de ação da empresa é suportável, não vai inviabilizar a nova empresa.

3) O ponto está bem localizado, com fácil acesso aos clientes se for o caso de uma loja.

4) As primeiras vendas vão gerar um capital de giro ou a empresa terá um capital disponível para superar alguma dificuldade momentânea.

5) Sabe quem são os clientes e tem uma estratégia de vendas.

6) O nome da empresa, o seu logotipo, seu slogan passam um conceito claro do produto ou serviço.

7) Tem um plano de execução de toda a estratégia de venda, que começa na produção até a entrega dos produtos ou serviços.

8) Os atendentes, funcionários e colaboradores estão bem treinados, conhecem e sabem explicar sobre os produtos e serviços.

9) Tem um foco de produto e serviço. Não tente lançar, principalmente no início, diferentes produtos ou serviços.

10) Sabe, com clareza, onde quer chegar com a sua empresa, com seus produtos e serviços.

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