Um breve passo a passo com oito dicas importantes para PMEs gerenciarem suas redes sociais e alcançarem novos leads e vendas
As pequenas e médias empresas (PMEs) que desejam se conectar melhor com seus públicos-alvo, gerar novos leads e aumentar as vendas podem – e devem – investir nas redes sociais, que, nos últimos anos, se tornaram importantes canais de geração de receita para uma série de negócios. A quantidade de PMEs no e-commerce, inclusive, vem aumentando desde 2020. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), este mercado deve movimentar R$ 185,7 bilhões em 2023. Por isso, é importante voltar os olhos também para esses canais.
Contudo, é importante saber que para alcançar sucesso usando as redes sociais, que vão de Instagram, Facebook, Youtube, WhatsApp e outros, é necessário se dedicar, seja obtendo conhecimento e investindo tempo em uma ou mais redes escolhidas, de modo a construir uma marca forte dentro do próprio segmento.
Para auxiliar as PMEs, a Etus, plataforma de gestão de redes sociais e marketing digital, elencou 8 dicas para aquelas que desejam iniciar o gerenciamento das redes sociais de seus negócios. Confira:
Defina objetivos: deseja gerar leads, aumentar as vendas, melhorar a imagem da sua marca ou algo mais? Depois de definir seus objetivos, você pode começar a desenvolver uma estratégia para alcançá-los;
Conheça o público-alvo: quem são as pessoas que você quer alcançar com as redes sociais da empresa? Quais são os interesses e necessidades delas? Quanto tempo elas passam nas redes sociais? Ao entender tudo isso, você pode criar conteúdo que seja relevante e atraente para o público;
Crie um calendário: isso ajudará você a se manter organizado e a postar conteúdo de forma consistente. Seu calendário deve incluir uma variedade de conteúdo, como postagens de blog, vídeos, imagens e anúncios;
Utilize ferramentas adequadas: existem muitas opções disponíveis para ajudar você a gerenciar as redes sociais da sua empresa, seja para programar postagens, monitorar o desempenho e interagir com os seguidores;
Interaja com o público: é fundamental construir relacionamentos com seus seguidores e potenciais consumidores. Responda os comentários, as perguntas e as mensagens. Participe de conversas e incentive seus seguidores a compartilhar seu conteúdo;
Monitore os resultados: acompanhe o desempenho das redes sociais da empresa para ver o que está funcionando e o que não está. Inclusive, saiba que é possível utilizar ferramentas de análise para acompanhar o número de seguidores, engajamento e tráfego;
Seja consistente: poste conteúdo com frequência, mas sem exageros, para manter seus seguidores engajados. Postar demais pode fazer com que as pessoas fiquem irritadas e deixem de seguir a conta da sua loja/empresa;
Seja profissional: mesmo que você esteja usando uma linguagem informal, é importante manter um tom profissional, por isso, evite fazer declarações ofensivas ou controversas nas redes.
Sobre a Etus
É uma plataforma de gestão de redes sociais e marketing digital, especializada em facilitar a administração destes canais em um só lugar. Por meio da ferramenta, é possível agendar posts, impulsionamentos, gerenciar interações com os perfis nas redes sociais, captar leads e gerar relatórios. Ideal para agências, empresas e para pessoas. Atualmente, mais de 100 mil marcas utilizam a Etus.