Único marketplace brasileiro dedicado a MRO cresce 180%

Melhor Indústria registra alta e se destaca no setor industrial

O mercado global de manutenção, reparo e operações (MRO) foi avaliado em US$ 616,01 bilhões em 2020, e é projetado atingir US$ 701,30 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 2,19% durante o período de previsão de 2021 a 2026. Em meio a esse cenário, destaca-se O Melhor Indústria, startup brasileira que opera como um marketplace no segmento de MRO que registrou um crescimento exponencial em seu desempenho no último mês de maio. Com um aumento de 180% no Volume Bruto de Mercadorias (GMV) em comparação ao mesmo período do ano anterior e um impressionante aumento de 77% em relação a abril de 2023, a empresa mostra sua rápida expansão no mercado.

Fundado em 2021, o Melhor Indústria já conta com mais de 4 mil compradores cadastrados em sua plataforma e mais de 100 vendedores registrados. A startup se destaca por oferecer aos compradores o catálogo mais completo de MRO da indústria, com preços competitivos e prazos favoráveis. Para os vendedores, o e-commerce oferece um canal complementar de vendas com custo fixo zero, tornando-a uma opção atrativa para o setor, com uma representatividade significativa em diferentes regiões do Brasil. Os principais estados onde a plataforma se destaca são: São Paulo (25%), Paraná (20%), Rio de Janeiro (10%) e Santa Catarina (10%).

“Fui motivado pela paixão pela nova era digital que está impactando o mundo todo. Há cerca de 10 anos, comecei a estudar esse processo e me deparei com os marketplaces, como trabalhei na indústria durante toda a minha vida, foi natural pensar em trazê-lo para esse ambiente, o qual conheço há mais de 40 anos”, conta Fernando Belmonte, founder do Melhor Indústria.

Belmonte é graduado em Engenharia Elétrica, com especialização em sistemas digitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há seis anos, ele inspirou um sócio alemão a abrir um marketplace na Europa, com foco em automação industrial, área na qual atua desde a década de 80. “Acompanhei o projeto desde o início na Europa e sempre tivemos a ideia de reproduzi-lo no Brasil. Em 2020, com a chegada da pandemia, decidimos ter coragem e, em julho, tiramos o projeto da gaveta, iniciando as atividades do Melhor Indústria em território nacional”, explica o founder.

No Brasil, a plataforma se destaca entre buyers dos setores automobilístico, de bebidas e alimentos e de indústria pesada, além de outros segmentos. O marketplace oferece mais de 200 marcas, incluindo nomes reconhecidos como Siemens, WEG, Schneider e ABB. Em termos de fornecedores, o Melhor Indústria conta com um grupo de mais de cem, garantindo diversidade na disponibilidade e preços de produtos, bem como um catálogo nacional abrangente para atender a todas as demandas de MRO da indústria.

O sucesso da startup é comprovado pelo crescimento impressionante de 720% em seu GMV ao longo de 2022. A plataforma experimentou um crescimento significativo em seu número de vendedores, com um aumento de 100% e um aumento de 200% no número de compradores ao longo do ano passado.

De acordo com Fernando, a pandemia impulsionou o uso do comércio eletrônico, o que contribuiu para o rápido crescimento do Melhor Indústria em um curto período de tempo. O founder explica que, após se consolidar no Brasil, a empresa pretende abrir filiais nos principais países industrializados da América Latina, além de triplicar seu faturamento este ano. “Queremos ser a ‘Loja de todo MRO’, parafraseando Jeff Bezos da Amazon, para todos os segmentos da indústria”, destaca Fernando.

Sobre o Melhor Indústria
É um marketplace brasileiro de MRO (Manutenção, Reparo e Operações) que oferece um catálogo completo de produtos para compradores e um canal complementar de vendas para sellers de todo o país. Fundado em 2021, o e-commerce rapidamente ganhou destaque no mercado, registrando um crescimento exponencial em seu desempenho. Com mais de 4.500 compradores cadastrados, 100 vendedores registrados, o Melhor Indústria está comprometido em fornecer soluções abrangentes e competitivas para o setor industrial.

Facebook
Twitter
LinkedIn