Bloom Care, maior clínica virtual de saúde feminina e familiar do Brasil, revoluciona com plataforma de cuidado que já impactou mais de 30 mil pessoas
(foto) Roberta Sotomaior (CEO e cofundadora da Bloom Care), Antonia Teixeira (Cofundadora da Bloom Care) e Bianca Cassarino (CFO da Bloom Care)
Mulheres e famílias já estiveram sozinhas por tempo demais. É por reconhecer e querer combater essa realidade que a femtech brasileira, Bloom Care, criou uma plataforma de cuidado inteligente que transforma a forma como empresas cuidam da saúde feminina e familiar de suas pessoas colaboradoras. Após um período de bootstrap para validação do modelo, passou por uma captação pré-seed de R$3 milhões em 2021 para construção da plataforma digital e já está estruturando uma nova rodada, dada velocidade e necessidade de crescimento do time e novos produtos. A startup de impacto social, pioneira em utilizar a tecnologia para criar uma rede de apoio digital, fechou a rodada pré-seed com investidores-anjo como Rachel Horta (fundadora da Hekima e Conselheira do Grupo Fleury), Renato Carvalho (presidente da Novartis), Marco Crespo (ex-CEO da Gympass) e Fernando Okumura (Managing Partner da KMR Ventures), além de nomes como The Next Company e IKJ Capital. Também conta com Ana Oliva, presidente do Conselho do Grupo Astra, que se tornou cliente e, em breve, lançará um case do impacto Bloom Care em seu plano de autogestão.
As femtechs, startups que unem saúde e tecnologia para resolver desafios específicos do público feminino, são um mercado promissor que, até 2027, deve atingir US$1,186 trilhão, segundo o estudo internacional Femtech Landscape Report 2021. Nos últimos anos, essas empresas têm pressionado a indústria a se concentrar nas necessidades das famílias de uma forma menos fragmentada, arriscada e custosa, possibilitando um acompanhamento da jornada da saúde de maneira perene e digna e com resultados efetivos. Este é exatamente o que a Bloom Care, que mescla os propósitos de uma healthtech e de uma femtech, já entrega ao mercado.
Lançada em 2018, Bloom Care nasceu com o propósito de revolucionar a jornada de saúde e bem-estar de mulheres e famílias. Iniciou com uma plataforma de conteúdo para o mercado B2C e, em 2019, transformou o negócio em uma plataforma de cuidado B2B, com trilhas para fertilidade, planejamento familiar, gravidez, pós parto e parentalidade. Desde então, dedica-se a oferecer um benefício corporativo de cuidado sob demanda, que reduz custos, acelera a equidade de gênero e traz para a marca empregadora o selo de family-friendly.
“A jornada de saúde reprodutiva e familiar no Brasil é extremamente cara, fria, e fragmentada. Somos a primeira e maior clínica digital a oferecer uma jornada de cuidado completa, desde o planejamento de uma gravidez até o crescimento dos filhos aos 10 anos. Hoje temos 3 produtos para empresas: Bloom Fertilidade, Bloom Gravidez e Pós- Parto, e Bloom Parentalidade, que juntos formam um ecossistema de cuidado integral, personalizado e data-driven. Hoje, já temos dados demonstrando que oferecer esse cuidado continuado, focado nos desafios diários de saúde e bem-estar de mulheres e famílias é algo positivo também para as empresas, que ficam impressionadas com o engajamento das pessoas colaboradoras com o benefício Bloom”, explica a CEO e cofundadora da Bloom, Roberta Sotomaior, ao lado das sócias Antonia Brandão Teixeira e Bianca Cassarino.
Femtech de cuidado inteligente, Bloom Care se prepara para um nova rodada de captação com o objetivo de ampliar o time e desenvolver novos produtos
Ao longo de sua trajetória, a startup, que já impactou mais de 30 mil pessoas, foi acelerada pelo Facebook e Artemísia, e incubada na Eretz.bio, centro de inovação do Hospital Albert Einstein. Entre os seus principais clientes, estão a Natura, 99, CI&T, Olist e Grupo Astra. “Ser a primeira clínica virtual focada na saúde e bem-estar de mulheres e famílias faz toda a diferença para esse público. Afinal, ser atendida por um time de saúde com extensa experiência em acolher e cuidar de desafios como infertilidade, desenvolvimento infantil ou perda gestacional, por exemplo, não só favorece e acelera o desfecho, como também traz uma revolução em termos de experiência para quem passa por esses desafios”, comenta a CEO.
No aplicativo da Bloom, além do acompanhamento integral das gestoras de saúde (enfermeiras que articulam toda a entrega do cuidado) através de um chat 24/7 e dos teleatendimentos clínicos de especialistas de áreas como ginecologia, obstetrícia, psicologia e nutrição, são disponibilizados também mais de 1000 conteúdos gravados por alguns dos maiores especialistas em saúde e bem-estar do Brasil. “Convidamos para um ‘check-in’ no primeiro dia de uso e a partir daí damos início aos planos de cuidado desenvolvidos por nossa equipe médica”, aponta Roberta. A pessoa que tiver acesso ao serviço da Bloom tem direito a incluir mais um adulto na plataforma, que pode ser a pessoa mais próxima ao seu dia a dia e não apenas o companheiro ou companheira, justamente para fortalecer a rede de apoio.
Bloom Care e ESG
Hoje 50% das mulheres deixam o mercado de trabalho com a chegada da maternidade. Além disso, mais do que nunca as pessoas estão pautadas pelo conceito de ‘A Grande Resignação’, termo que concentra a busca por melhores condições de trabalho e por benefícios capazes de equilibrar a rotina entre a vida pessoal e profissional. “Neste contexto, queremos seguir crescendo para mudar esse cenário e mostrar ao mundo que cuidar de mulheres e famílias não é algo positivo apenas para elas, mas também para a transformação cultural das empresas e da sociedade”, afirma Roberta Sotomaior.
Sobre a Bloom – A Bloom tem como missão revolucionar o cuidado com a jornada da saúde reprodutiva e familiar. A Femtech acompanha mulheres e famílias durante todo o planejamento familiar, com apoio nas questões ligadas à fertilidade e adoção, passando pela gestação, pós-parto, perda gestacional, volta ao trabalho, até os 10 anos de vida da criança. A Bloom é o primeiro benefício familiar que acolhe, orienta e oferece, em um só lugar, o cuidado necessário para uma rotina mais tranquila e saudável. Durante a pandemia, a startup também se tornou uma rede de acolhimento e apoio para diversas famílias a partir de sua plataforma.
Crédito da foto: Daniel Pinheiro