Rede Peça Rara e atriz Déborah Secco se associam para abrir brechós sustentavéis

Até 2024, são esperadas mais 10 lojas só no estado do Paraná. O faturamento da rede este ano deve alcançar R$ 190 milhões

Presente em quase todos os estados brasileiros, o Peça Rara inaugura a primeira operação da marca em Curitiba, no Paraná, estado onde pretende abrir 10 novas lojas até o próximo. Considerada a maior rede e líder no segmento de second hand no Brasil, a marca conta com mais de 110 pontos de venda no País.

Com o conceito de moda circular, o plano de expansão da empresa visa fechar o ano com 140 unidades e faturamento de cerca de R$ 190 milhões. O Peça Rara foi fundado há 16 anos por Bruna Vasconi e hoje conta com a atriz Deborah Secco como sócia.

Com grande representatividade nos Estados Unidos e países da Europa, os brechós vêm ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros. O mercado de moda circular deve crescer de 15% a 20% até 2030 no país de acordo com as projeções do Boston Consulting Group (BCG). Já o Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), estima que o mercado de roupas usadas deve ultrapassar o varejo de moda em 2024, assim como o valor do setor de fast fashion até 2030. A utilização de itens de segunda mão é mais do que um hábito, é uma mudança de vida.

ECONOMIA CIRCULAR
A primeira loja do Peça Rara em Curitiba tem como franqueadas as sócias Silvia Fernanda Scutlarek Ferreira, graduada em Logística e pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV, e Bruna Rafaela Ferreira, graduada em Design de Interiores. As empresárias conheceram o Peça Rara por meio das redes sociais.

Bruna já foi empreendedora ao lançar uma marca de pulseiras, e como Silvia, gostaria de mudar de carreira, já que atuava como gerente de contratos Outsourcing em uma empresa de telefonia, ambas conversaram e viram a oportunidade de abrir o próprio negócio.

“Quando decidimos abrir uma loja em sociedade, escolhemos a marca por gostarmos muito de moda e de arte, além de querer contribuir com o conceito de economia circular. Além disso, como o negócio está inserido no mercado de franquias, isso nos dá mais segurança para gerir a operação, pois contamos com todo o suporte da franqueadora em diferentes frentes do negócio”, revela Silvia.

Diferente de um brechó tradicional, os itens do Peça Rara são distribuídos pelo espaço em araras e móveis que fazem com que todas as peças sejam encontradas facilmente. Todos os itens são separados por setores, incluindo feminino, infantil, masculino e, em algumas unidades, casa. Em média, os descontos podem chegar a até 50%, proporcionando uma oportunidade aos que desejam economizar.

O consumidor pode ainda deixar roupas ou itens de casa fora de uso em consignação e voltar para buscar o valor arrecadado ou ficar com créditos que podem ser utilizados na própria loja. O diferencial é que são peças únicas. É possível comprar um look completo, com camisa, calça e sapato por R$ 150, em média.

A loja recebe novidades diariamente com excelente custo-benefício. Entre os diferenciais, a rede realiza uma curadoria das peças, higieniza os itens, sempre atuando com base no propósito da marca, visando uma nova utilização do bem. Os itens que não passaram pelo controle de qualidade têm dois caminhos – o fornecedor pode retirar ou doar para os bazares do Instituto Eu Sou Peça Rara.

O que vai para o instituto é colocado à venda com preços simbólicos e os valores são doados integralmente às causas sociais apoiadas pelo Peça Rara. Ele foi criado com o intuito de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Essa é a primeira, de muitas operações que iremos implantar no Paraná. Nosso plano de expansão para o estado prevê lojas em cidades estratégicas, como Londrina, Maringá, Cascavel, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, além da própria capital. Queremos levar o conceito de moda sustentável para todas as regiões do Brasil”, revela a fundadora e CEO do Peça Rara, Bruna Vasconi.

Para quem deseja se tornar um franqueado, o investimento inicial é de R$ 400 mil, com faturamento médio mensal de R$ 190 mil, lucratividade de 10% a 17% e prazo de retorno de 14 a 20 meses. Neste ano, a marca recebeu o Selo de Excelência em Franquia e o Prêmio de Sustentabilidade, ambos realizados pela ABF.

SOBRE A PEÇA RARA
íder em seu segmento e com 16 anos de atividade, a rede de franquias de brecho que dá vida nova e ressignifica roupas e outros itens domésticos nasceu em Brasília e atualmente tem mais de 110 lojas espalhadas pelo Brasil.

Oferece, além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração para a casa como quadros, tapetes, vasos, entre outros. A marca aposta em um novo estilo de vida por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social com o conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente.

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