Fatores como segurança, estacionamento próprio e grande público consumidor atraem cada vez mais investidores para este formato de franquia
As lojas dos shoppings centers com suas vitrines convidativas e praça de alimentação lotada despertam no empreendedor um público rico e sempre presente. Ao decidir abrir uma franquia de alimentação dentro do shopping, o futuro empreendedor possui várias vantagens, conforme aponta a Risotto Mix – rede especializada em culinária rápida – que possui mais de 40 lojas espalhadas pelo país.
Os shoppings concentram uma variedade de atrativos que estimulam o fluxo de pessoas, potencializando o comércio nos mais diversos segmentos. Além disto, a rede destaca que o local funciona por 12 horas diárias (de domingo a domingo), possui facilidade de estacionamento, diversidade de marcas e opções,banheiros prontos, áreas comuns, condição especial de segurança; e também disponibiliza serviços e opções de lazer.Todas estas despesas comuns são divididas entre todos os lojistas, em forma de condomínio.
Algumas redes de franquias têm saído dos shoppings e ido para as ruas; porém não há estrutura que diga quem irá circular por lá e o esforço para trazer cliente para dentro da loja, cujo custo com marketing e anúncios é alto. Segundo Adenilson Soares, sócio fundador da rede, com base em análise econômico-financeiras, não é tão vantajoso como parece levar a marca para as ruas: “O preço por estar em shopping é menor do que estar na rua, haja vista que na rua não há condomínio; e as despesas com água, luz, estacionamento, limpeza, faxina são maiores. No shopping não temos problemas de baixo movimento em dias de chuva, frio e etc. Na rua exige-se espaços maiores. No shopping o aluguel é por m2.”
Outro fator relevante é que atualmente houve um acréscimo na formação do público jovem dentro dos shoppings, já que para os pais é mais tranquilo o filho estar neste ambiente, com sensação de segurança e bem estar.
Segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), quando se está no shopping 78% dos clientes tem como hábito ir ao cinema, e esse comportamento é mais intenso em pessoas com faixa etária entre 17 e 29 anos. Por conseqüência, assistir um filme incentiva outras atividades já que os clientes que vão ao cinema também vão à praça de alimentação.
Ao formalizar o contrato no shopping a dica de rede é ler atentamente todos os instrumentos que fazem parte do contrato de locação e discutir todas as nuances. “Se puder, contratar profissional habilitado, como por exemplo, um advogado, vai ajudar o empreendedor de forma preventiva”, ressalta Adenilson.
Segundo a Risotto Mix os shoppings da capital paulista possuem listas de esperas muito grande e alguns, nem tem mais pontos disponíveis. Entretanto, shoppings em processo de maturação possuem ponto, com custo baixo de luvas.
Após contrato com a rede, é possível abrir a loja 3 meses após a formalização. A experiência e tradição da marca levam ao potencial franqueado uma segurança ao decidir pelo investimento na franquia. Para preencher uma proposta para abertura de uma unidade, basta acessar um formulário disponível no endereço eletrônico www.risottomix.com.br, ou entrar em contato pelo telefone: (11) 4390.7381.