Sebrae ajuda startups a entrarem no mercado

Homem engravatado escreve o nome "startup", representando essa nova forma de fazer negócios

Duas de cada dez startups selecionadas em programas de aceleração e incubação em 2016 foram atendidas pelo Sebrae. A instituição mapeou asstartups escolhidas em dez programas: inovAtiva, Aceleratech, PDE – Telefônica, Google, Porto Seguro – Oxigênio, SEED, inovaBRA, Startup Farm, Ventiur e Wow. Das 468 que estão sendo aceleradas/incubadas atualmente nesses programas, 103 receberam orientação do Sebrae durante a estruturação do negócio, ou 22% do  total (veja quadro).

O Sebrae tem atuação nacional no desenvolvimento de startups. Em 2015 foram atendidas 855 startups e, para 2016, a previsão é que esse número aumente para 1,2 mil. A instituição apoia todos os estágios de uma startup,especialmente os de ideação – momento de testar e validar a ideia do negócio e formalizar o empreendimento – e operação – hora de colocar a empresa para funcionar, gerenciando um sistema e controlando recursos humanos, materiais e financeiros da empresa. Mas também tem soluções voltadas para os estágios de curiosidade e tração.

Para o coordenador nacional de startups do Sebrae, Márcio Brito, a quantidade de empresas selecionadas para incubação e aceleração é resultado do trabalho feito desde 2013 pelo Sebrae para se aproximar dos empreendedores digitais, entender suas demandas e desenvolver um atendimento adequado para esse grupo. “Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma. “Trabalhamos com pré-aceleração: nosso objetivo é melhorar o empreendedor e, consequentemente, a empresa, a fim de que ele esteja pronto para escolher a melhor forma de gerir a sua empresa, seja sozinho ou por meio de iniciativas do mercado. Com ações de capacitação, inovação e acesso a mercados, que é o propósito desses programas, buscamos cada vez mais aumentar esses números”, ressalta.

Segundo ele, a oportunidade de participar de programas de incubação e aceleração é muito rica, pois possibilita conexões que impulsionam o seu desenvolvimento. “A empresa entra realmente no mercado, em uma rede focada no investimento. A proposta de todos esses programas é de aceleração. Em pouquíssimo tempo, ele está pronto para ganhar mercado e crescer”.

O Sebrae também tem uma cartilha que dá dez dicas de como tirar a ideia do papel e montar uma startup de sucesso, disponível gratuitamente no linkhttp://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/10-dicas-para-tirar-sua-ideia-do-papel-e-montar-uma-startup-de-sucesso,4cde974198962510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Quer ajuda do Sebrae para validar seu modelo de negócios e formalizar sua startup? Procure a unidade de atendimento mais próxima ou ligue no 0800 570 0800.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn