Sebrae mapeia clientes da indústria em todo o país

As micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras vivem um momento de oportunidades com a realização no país de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, além da descoberta de  reservas de petróleo na camada pré-sal. Com isso, existe uma expectativa de geração significativa de recursos para investimentos industriais e infraestrutura, beneficiando as empresas de pequeno porte e os empreendedores rurais. É o que revela o estudo feito, em setembro deste ano, pelo Atendimento Coletivo e Indústria, do Sebrae.

Segundo o levantamento, o perfil do cliente da instituição está segmentado. Em todo o Brasil, existem cerca de 6,8 milhões de pequenos negócios no Simples Nacional, sendo que deste total 1,3 milhão são negócios industriais, o que representa 19,5% no cenário empresarial nacional.

O setor de metal mecânica, seguido do couro e calçados, tiveram destaque nos atendimentos do Sebrae até dezembro de 2011, com 6.552 consultorias. Com os ramos de madeira e móveis, gemas e joias, têxtil e confecção, eletroeletrônico, indústria alimentícia e bebidas, equipamentos médicos, odontológicos e hospital, construção civil, química e PVC e cosméticos somam 17.403 atendimentos feitos pela instituição entre micro empresas, empresas de pequenos porte e microempreendedores individuais (MEI).

De acordo com a gerente da área, Kelly Cristina Sanches, o mapeamento dos clientes da indústria em todo o país é de fundamental importância para o trabalho do Sebrae, pois cada setor está em um estágio e apresenta necessidades diferentes. “Hoje, nós trabalhamos com 21 setores e precisamos conhecer o cliente de cada segmento. Queremos expandir nosso atendimento, além de melhorá-lo e qualificá-lo para prestar consultorias”, destaca.

A gerente completa: “O Sebrae terá condições de ter informações privilegiadas para ampliar o atendimento dos segmentos industriais brasileiros”.   

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