Setor de Serviços é o segmento com maior adesão à Comunicação Interna

Levantamento realizado pelo Comunica.In aponta que WhatsApp foi o canal de maior aderência para abertura dos comunicados empresariais no segundo semestre de 2022; Domínio do perfil de público e formatos personalizados têm impacto direto no sucesso da área 

O Comunica.In, plataforma que atua na gestão, mensuração e automação da Comunicação Interna, lança o Trend Report C.I, primeiro relatório sobre tendências da área, produzido a partir de informações coletadas da base de dados proprietária da marca. 

O levantamento aponta que o segmento de Serviços é o setor que demonstra maior aderência à Comunicação Interna, emitindo, em média, 10 milhões e 500 comunicados por mês, para uma base de aproximadamente 60 mil colaboradores cadastrados na plataforma, com taxa de abertura de 51.58%. 

Por outro lado, no mesmo período de tempo, a Indústria dispara mais de 5 milhões e 700 comunicados, para uma base de aproximadamente 86.500 pessoas, totalizando a taxa de 48% de abertura dos conteúdos. Proporcionalmente, os números apontam que o setor industrial é um dos maiores desafios da Comunicação Interna, já que possui a maior base de colaboradores ativos na ferramenta, porém a frequência de envios é baixa, assim como suas métricas de visualização. 

É importante lembrar que uma frequência alta não significa necessariamente que a comunicação é melhor, e sim segue outro fluxo. A principal dificuldade da indústria é chegar na camada operacional de forma consistente e mensurável.

Fundador e CEO do Comunica.In, Felipe Hotz, explica que, para chegar no público que está na linha de produção, por exemplo, é um desafio. “Muitos colaboradores que estão no que chamamos ‘chão de fábrica’, não têm acesso ao email corporativo e o acesso ao celular é limitado. Alguns dos nossos clientes encontraram a alternativa de realizar essa comunicação pelo WhatsApp, além de centralizar tudo dentro do aplicativo, para que essas pessoas possam acessar as informações entre os turnos, na saída ou nos horários de descanso”, pontua.

Partindo para uma análise geral de todos os setores ativos na plataforma, os dados apontam uma métrica alarmante: apenas 4 a cada 10 colaboradores visualizam as comunicações enviadas pela empresa, com taxa média de visualização de 42%. O engajamento ainda está aquém do esperado para impactar na potencialização de estratégias e no impulsionamento dos negócios. “É importante que as empresas entendam como alterar o cenário. A importância de uma comunicação fluida, transparente e acessível nas empresas é cada vez mais evidente. Mais do que nunca, utilizar dados para produzir e entregar insights de consumo e comportamento tornou-se uma necessidade para diferenciar as equipes de CI, tornando-as mais consultivas e assertivas em suas ações. É com isso que queremos ajudar”, diz Felipe Hotz. 

Como premissa para ampliar a adesão aos conteúdos, estar atento em relação ao canal em que serão distribuídos é importante para impactar os públicos-alvo de maneira efetiva. O WhatsApp ocupou o primeiro lugar entre os canais com maior taxa de visualização de comunicados, representando 55.53% do total. Também foram listados os e-mails corporativos (45.63%), os aplicativos internos (11%) e a plataforma Teams (9.35%). 

Segundo o levantamento, outro ponto importante para aumentar o engajamento aos comunicados está relacionado ao tamanho do assunto. A pesquisa aponta que a melhor performance fica com os assuntos escritos com 21 a 60 caracteres, enquanto a média de mercado vai de 61 a 80 caracteres.

“É fundamental que cada empresa saiba o público com o qual está lidando para direcionar suas mensagens de forma assertiva. Em Indústria e Varejo, por exemplo, o WhatsApp acaba tendo maior eficiência de visualização devido aos perfis de utilização dos canais. Além disso, a personalização e a forma de comunicar estão estritamente atreladas ao sucesso da área de CI, gerando identificação com a empresa e afetando as taxas de interesse”, finaliza Hotz. 

Sobre o Trend Report C.I

O Trend Report C.I é o primeiro relatório que reúne dados e informações inéditas para a área de RH e comunicação interna. Para obter esses dados, foram analisados o comportamento de mais de 270 mil colaboradores impactados por mais de 34 milhões envios via plataforma Comunica.In. As informações coletadas consideram 13 segmentos de atuação no mercado, trazendo insights sobre volume, canais, engajamento, eficiência, conteúdo e mais. 

O Comunica.In promove soluções para a gestão de processos de comunicação interna nas empresas. A ferramenta permite otimizar a capacidade de produção dos times em 40%, reduzir 65% das horas dedicadas a atividades operacionais, além de manter 76% da efetividade na comunicação com públicos internos. 

Entre os clientes, estão grandes marcas como Bayer, Burger King, Leroy Merlin, Deloitte, Grupo Boticário, Tigre, Alpargatas, Assaí Atacadista, Novelis, Sebrae, entre outros. 

“O Trend Report C.I reforçou que o desafio da comunicação está no perfil do público e na forma de comunicar, e não só no tamanho da empresa”, conclui o CEO da startup. Felipe Hotz. O relatório completo está disponível para download gratuito no site do Comunica.In.

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