Venda de material de construção eleva atividade do comércio em novembro

As vendas de materiais de construção elevaram a atividade do comércio varejista em novembro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta sexta-feira (3).

No mês passado, o comércio registrou aumento de 11,2% nas vendas, frente ao mesmo mês do ano passado.

Somente as comercializações do grupo Material de Construção apresentaram alta de 19% no período. Já as vendas de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática cresceram 12,2% no período e também influenciaram no desempenho do índice anual.

De acordo com o indicador, em novembro, frente a outubro, a atividade do comércio varejista registrou alta de 1,9%. Já no acumulado deste ano, houve aumento de 10%, sobre os dez primeiros meses de 2009.

A aceleração da atividade confirma a tendência de consolidação do ritmo de expansão do consumo mais acentuada no último trimestre do ano e sinaliza um excelente desempenho no Natal de 2010 para as vendas no varejo.

Comércio varejista frente a 2009
Em novembro, frente ao mesmo mês do ano passado, além dos grupos Material de Construção e Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, outros grupos registraram aumentos nas vendas. É o caso do grupo Supermercados, Hipermercados e Alimentos e Bebidas, cuja alta ficou em 10,2%.

Já o grupo Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios apresentou aumento de 4,6% nas vendas. Veículos, Motos e Peças e Combustíveis e Lubrificantes apresentaram os menores índices no período, de 3,3% e 0,3%, respectivamente.

Análise mensal
Com o indicador registrando avanço frente a outubro, alguns grupos apresentaram desempenho positivo nas vendas no período. O destaque ficou com Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios que registrou aumento de 2,7% nas comercializações em novembro.

O desempenho do grupo Supermercados, Hipermercados e Alimentos e Bebidas foi menor, com aumento de 0,7% nas vendas. Os demais grupos analisados pela Serasa registraram alta nas vendas no período: Material de Construção (2,4%), Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (1,9%), Veículos, Motos e Peças (1,7%) e Combustíveis e Lubrificantes (1,4%).

Acumulado
Dentre os destaques que influenciaram o aumento das vendas no acumulado deste ano estão os grupos Material de Construção (17,1%), Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (15,1%), Veículos, Motos e Peças (12%), Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (9,3%) e Supermercados, Hipermercados e Alimentos e Bebidas (5,6%).

No período, apenas o grupo Combustíveis e Lubrificantes registrou queda nas vendas, de 0,7%, segundo o indicador.

Sobre o índice
O indicador da Serasa tem como base o banco de dados da Serasa Experian. A partir da metodologia de cálculo do PIB, apresentada pelo IBGE em 2007, na qual o comércio passou a ser, individualmente, o setor com maior participação na geração do valor adicionado da economia brasileira, respondendo por 11%, a entidade percebeu que é de fundamental importância dispor de mais indicadores, destinados a mensurar a evolução deste setor da atividade econômica do País.
 

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