Com investimento total de R$ 31,8 milhões, unidades deverão gerar mais de 470 empregos diretos
A rede de farmácias Farmais definiu os Estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais como principais alvos de seu projeto de expansão. Em 2024, a empresa pretende abrir pelo menos 53 novas lojas nessas unidades da federação.
As novas lojas, que serão abertas no formato de franquias, receberão um investimento total de aproximadamente R$ 31,8 milhões – em média, o aporte total em cada franquia é de cerca de R$ 600 mil. Cada loja terá no mínimo 100 metros quadrados, empregando pelo menos nove pessoas – juntas, as 53 unidades deverão gerar mais de 470 vagas de emprego diretas.
Atualmente, a Farmais conta com uma unidade em território fluminense, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Capital, oito em Minas Gerais e três em Mato Grosso do Sul – em Goiás, ainda não há nenhuma loja da marca. Conforme os planos da empresa, em 2024 o Rio de Janeiro deve receber 20 novas lojas; Minas Gerais, 15; Mato Grosso do Sul, 10; e Goiás, oito; totalizando 53 novas operações.
Segundo Ricardo Oliveira, gerente de expansão da Farmais, as lojas a serem inauguradas nesses estados contarão com mixes de produtos elaborados especificamente para as peculiaridades regionais. “A cada inauguração, fazemos um estudo de mix de acordo com a respectiva região”, explica Oliveira.
Aposta nas farmácias independentes
Sob nova direção, a Farmais é comandada por um grupo de franqueados, que adquiriu e manteve o nome Farmais em razão da força da marca no mercado nacional. A rede conta com 225 lojas em nove Estados, 160 delas em São Paulo.
No momento, os planos de expansão agressivos da Farmais se baseiam na captação de franqueados e na conversão de farmácias independentes à sua bandeira. A taxa de franquias para a abertura de uma nova unidade é R$ 50 mil, com um investimento total a partir de R$ 800 mil. No caso de conversão de bandeiras, o valor da taxa é de R$ 30 mil, com investimento total de R$ 200 mil.
No Brasil, das 90.933 farmácias em funcionamento, 53.469 pertencem ao varejo independente, ou seja, não estão ligadas a grandes marcas, redes associativistas ou franquias. Juntas, elas respondem por 59% dos PDVs. Em contrapartida, diante da concorrência acirrada com os grandes players, as independentes concentraram das 81% das lojas fechadas nos últimos dois anos. É exatamente nessa fatia que a Farmais aposta em sua expansão: empresários com conhecimento do setor, mas sem condições de competitividade em um mercado dominado por gigantes.
Recentemente, a Farmais lançou uma linha de produtos de marca própria e abriu escritório na Avenida Paulista para comandar as operações. A meta da empresa é, em breve, chegar a 500 unidades. “Queremos atrair investidores com experiência no setor”, diz o CEO e sócio Ricardo Uemura Kunimi (foto), que é franqueado da marca desde 1998. “Hoje 70% das novas unidades são lojas com conversão de bandeira”.
Marca integra federação lançada em novembro
A Farmais é uma das sete redes varejistas do setor farmacêutico a integrar a Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar), entidade lançada em novembro passado. Entre outros objetivos, a organização tem a missão de representar as farmácias associativas e franquias perante os fornecedores e demais entidades relevantes do mercado farmacêutico, além do governo.
Além da Farmais, fazem parte da Fecofar as empresas Rede Masterfarma (Criciúma/SC), Farmácias São Rafael (Chapecó/SC), Grupo AMR (Varginha/MG), Drogarias Max (Rio de Janeiro/RJ), Rede Multidrogas (São José do Rio Preto/SP) e Grupo Redemed (Recife/PE). Juntas, as sete marcas mantêm mais de 3,2 mil lojas em 24 estados, com um faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. No total, as unidades empregam cerca de 16 mil funcionários diretos.