Delivery para franquias: como gerir e estimular o número de vendas

Delivery direto aplicativo plataforma locaweb

Desafios no atendimento presencial fizeram sistema de delivery um importante aliado das franqueadoras

O mercado de franquia possibilita que novos negócios atrelem as operações com uma marca já consolidada no mercado, além de auxiliar no planejamento e na divisão dos custos de propaganda com os franqueados. Contudo, as franqueadoras do mercado de alimentação vivem uma série de desafios que vão da gestão operacional e logística com suas unidades aos esforços que garantam a padronização e qualidade prometida por sua marca. Mesmo os melhores gestores, com os melhores planos, podem enfrentar grandes desafios devido a mudanças de rota inesperadas.

A restrição ao atendimento presencial durante a pandemia é um destes desafios permanentes de franqueadores e franqueados que começaram a observar uma recuperação mais significativa nos últimos meses. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento destas empresas chegou a R$ 41,14 bilhões entre os meses de abril e junho deste ano, valor 48,4% acima do que foi registrado no mesmo período do ano passado.

“Ainda que os estabelecimentos estejam retomando o atendimento de forma gradativa, algumas estratégias adotadas para sustentar o setor durante a pandemia, como a implementação do serviço de delivery, devem ser mantidas e até mesmo intensificadas, de forma a maximizar o alcance de novos clientes”, declara Allan Panossian, fundador do Delivery Direto, unidade de negócio do Grupo Locaweb que trabalha com diversas franquias do ramo de alimentação.

A necessidade de uma digitalização acelerada fez com que franquias tradicionais do mercado e negócios em ascensão investissem mais na tecnologia e vendas online, o que também possibilitou descobrir importantes aliados em suas estratégias. Um deles é o aplicativo próprio, que permite gerenciar e padronizar a marca no ambiente digital, além de realizar ações massivas de divulgação para centenas de lojas por meio de notificações via push, impactando milhares de consumidores.

Certos modelos de negócio, como as franquias de dark kitchens, também são beneficiados pelo recurso para obter mais rentabilidade, uma vez que o canal próprio de delivery se torna o “salão online” para um modelo com foco exclusivo na entrega em domicílio.

“No início, a opção complementar ou exclusiva pelo delivery, era tratada, em sua maior parte, como uma alternativa à crise econômica. Mas hoje, com a presença cada vez maior das entregas na cultura do consumidor brasileiro, tem sido apontado como uma escolha cada vez mais estratégica para ter um bom desempenho, contribuindo também para investimentos futuros em planejamentos de expansão para o negócio” destaca Panossian.

Por fim, é importante ressaltar que o uso do aplicativo próprio de delivery também pode beneficiar franquias e franqueados de uma marca, garantindo que todas as lojas possam atuar de forma integrada. Com um planejamento estratégico e customizado para o atendimento, é possível aprimorar a experiência final de seus clientes e aproximá-los ainda mais da marca em quaisquer praças onde atua.

Sobre o Delivery Direto – O Delivery Direto , unidade de negócios do Grupo Locaweb, é uma empresa líder no desenvolvimento de aplicativo próprio de delivery e está no mercado desde 2016. O aplicativo é focado em conversão de vendas, com facilidades para donos de restaurantes e seus clientes. A plataforma atende grandes marcas do mercado como Cacau Show, Grupo Rão, B de Burger, Home Sushi Home, entre outros players.

Facebook
Twitter
LinkedIn