A Pasteca é uma franquia que tem o propósito de entregar um pastel quentinho em 10 minutos. Com duas unidades próprias nas cidades de Chapecó e Xanxerê, em Santa Catarina, a marca inicia a expansão por meio da venda de franquias. Uma das unidades recém-inaugurada já está em funcionamento na cidade de Erechim (RS).
A marca existe desde 1993, quando Miriam Terezinha Fellipi, formada em Administração de Empresas, deixou seu emprego em um frigorífico de Chapecó para assumir o negócio juntamente com sua irmã. Desde essa época, ela sonhava ter uma rede de franquias espalhada por todo o território nacional. Hoje, a rede planeja abrir 45 franquias até 2017, todas na região Sul do País. Em 2012, a Pasteca, com apenas duas lojas, faturou R$ 3 milhões.
O franqueado da Pasteca, depois de selecionado e aprovado, inicia o treinamento e, enquanto isso, toda a loja vai sendo montada para ser entregue funcionando e já com oito funcionários treinados em 30 dias. Os modelos das lojas são compactas, a partir de 60m², equipadas e preparadas para atender 6 mil clientes por mês, tanto nas lojas que possuem ambiente aconchegante e moderno como no sistema delivery. O investimento total para abrir uma franquia da Pasteca é de R$ 190 mil, já incluídos nesse valor a taxa de franquia. O faturamento médio é de R$ 60 mil/mês, com uma rentabilidade de 10% para o franqueado. www.pasteca.com.br