Franco da Rocha ganha duas unidades da Farmais, uma delas 24 horas

Localizadas no centro da cidade, lojas serão inauguradas na próxima sexta-feira (7)

A Farmais inaugura nesta sexta-feira (7) suas duas primeiras unidades em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo. O responsável pelas lojas franqueadas é o empresário Joelson Bastos dos Santos, franqueado da rede há 12 anos e acionista da marca Farmais, que mantém outras 10 lojas da rede na Zona Norte de São Paulo e na vizinha cidade de Guarulhos. O investimento total nas duas unidades de Franco da Rocha foi de R$ 2 milhões, com previsão de faturamento mensal total – incluindo as duas lojas – na faixa de R$ 1,3 milhão.

Juntas, as duas franquias irão gerar 38 empregos diretos. A unidade 1 (Avenida José Alves Ferreira Filho, 19, Centro) tem uma área total de 298 metros quadrados, contará com 24 colaboradores e funcionará 24 horas por dia. Já a unidade 2 (Rua Estenio Machado Loureiro, 30, Centro) tem 170 metros quadrados de área, irá contar com 14 funcionários, com operação até as 23 horas.

“Para mim, sempre foi um sonho inaugurar duas ou três lojas num mesmo dia. Mas nunca vi acontecer”, celebra Santos, que antes de se tornar franqueado da Farmais era balconista em outra rede de farmácias. “Tinha farmácia havia três anos. Na ocasião, a Farmais era uma das maiores redes de franquias, com um nome muito forte, como é até hoje. E isso era e continua sendo muito atrativo para quem quer investir.”

Rede deve abrir 50 unidades em 2023

Sob nova direção, a Farmais conta com 225 unidades. Em 2022, a marca registrou um faturamento sellout de R$ 870 milhões. Até o fim de 2023, a meta é inaugurar 50 novas unidades.

Desde 2021, quando um grupo de franqueados – empresários experientes e bem-sucedidos, com conhecimento do setor de medicamentos e perfumaria – adquiriu e manteve o nome Farmais em razão da força da marca no mercado nacional, a franqueadora opera em um escritório na Avenida Paulista, em São Paulo.

Com os novos líderes, a empresa desenvolveu seu e-commerce próprio e investiu na criação de sua marca própria de produtos, além de montar uma equipe focada na expansão. Em sua expansão nacional, o objetivo da nova Farmais será marcar presença em todos os Estados – atualmente, a marca está em nove Estados.

A taxa de franquias para a abertura de uma nova unidade da Farmais é de R$ 50 mil, com um investimento total a partir de R$ 800 mil. No caso de conversão de bandeiras – quando a farmácia já existe, e o objetivo é passar a integrar a rede e utilizar a marca Farmais –, o valor da taxa é de R$ 30 mil, com investimento total de R$ 300 mil.

Setor movimenta R$ 184,2 bilhões por ano

Segundo dados da consultoria IQVIA, o varejo farmacêutico movimentou R$ 184,2 bilhões no ano passado, um avanço de 16,2% em relação a 2021. Do total, 43,5% da receita teve como origem o grande varejo farmacêutico – de acordo com informações das 29 empresas que integram a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a receita nesta fatia do mercado totalizou R$ 80,15 bilhões, contra R$ 68,25 do ano anterior (alta de 17,43%).

Ainda conforme a IQVIA, as farmácias independentes respondem por 22,5% do total do setor farmacêutico, mas vêm perdendo participação, assim como as redes médias e pequenas. Em três anos, o associativismo e as franquias seguiram ocupando essa lacuna e ampliaram sua participação de 20,4% para 21,8%.

Facebook
Twitter
LinkedIn