Franquias de baixo investimento mostram seus diferenciais

O sistema de franchising reúne variadas opções de negócios para investidores de todos “os bolsos”. E as franquias que exigem um investimento de até R$ 100 mil têm, neste valor em si, um forte atrativo. A seguir, seis franqueadoras – Restaura Jeans, Anjos Colchões, Container Segurança, Carto, Instituto Mix e The Kids Club – mostram seus diferenciais para quem busca uma franquia.

Restaura Jeans

Investimento inicial: R$ 100 mil ( já com taxa de franquia)

O que faz: lojas que oferecem ao cliente serviços como tingimento, costura, customização de roupas, lavanderia, renovação e cuidados com peças de couro – como jaquetas, bolsas e sapatos. As lojas também vendem itens personalizados como, por exemplo, tênis e sapatilhas em jeans. Esta variedade colabora com o faturamento do franqueado, uma vez que ele oferece aos clientes diferentes soluções.

Número de lojas: 230 entre lojas e pontos de captação em todo o Brasil

Diferenciais:

– Está no mercado há mais de 23 anos, com lojas em todas as regiões brasileiras. É uma rede sólida que, neste ano, foi considerada, pela terceira vez, a melhor franquia do Brasil no segmento de Limpeza e Conservação (pesquisa da Serasa Experian, encomendada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios);

– A rede investe em consultoria de campo, reuniões regionais e locais, pesquisas dentro da rede – com clientes e franqueados – além de oferecer treinamento constante. “Ensinamos técnicas novas e reciclamos conhecimento antigo”, aponta o franqueador, Flávio Conrad.

– Até o final do ano, inaugurará em Laguna (SC) uma nova sede própria, um espaço de 1000 mil m2, construído num terreno de 15 mil m². Ali ficarão os escritórios, espaço para treinamentos e salas de reunião. O investimento aproximado nesta ação é de R$ 2 milhões.

Anjos Colchões

Investimento inicial: a partir de R$ 95 mil

O que faz:Lojas de colchões e estofados exclusivos e de fabricação própria.

Número de lojas: 48 lojas

Diferenciais:

– O Grupo Anjos do Brasil, que inclui a franqueadora, possui duas fábricas, uma localizada em São Roque (SP) e outra em Capitão Leônidas Marques (PR). A terceira unidade fabril, para abastecer os mercados do Norte e Nordeste, será inaugurada em 2016 na Paraíba.

– As lojas podem ser abertas tanto em shopping como em rua;

– A franqueadora lançou, recentemente, um caminhão completamente adaptado para acomodar os produtos e realizar ‘feirões’. Os franqueados poderão usufruir desta ferramenta de vendas mediante reserva junto à franqueadora, que já disponibiliza até o motorista, capacitado para montar toda a estrutura.  “É uma maneira que encontramos de disseminar nossa marca, atrair novos consumidores e ampliar as vendas das franquias”, diz Claudinei dos Anjos, diretor geral da empresa.

– A rede Anjos Colchões conta com frota própria de cem caminhões para abastecer as lojas, facilitando e agilizando a questão logística.

 Container Segurança

Investimento inicial: de R$ 22,3 mil a R$ 23,8 mil, o que inclui a carreta reboque e um lote de container

O que faz:Rede pioneira na locação de containeres de aço, transportados por carro, para obras dos mais variados portes.

Número de franquias: mais de 100 em todo o território nacional

Diferenciais:

– A Container Segurança iniciou suas atividades em 2012, e já se encontra num estágio de crescimento, que inclui a contratação de novos colaboradores, a mudança para uma nova sede e uma presença ainda mais forte da consultoria de campo junto aos franqueados.

– Atualmente, figura entre as três melhores franqueadoras do setor de Serviços Gerais, segundo pesquisa realizada pela Serasa Experian a pedido da Editora Globo;

– O negócio utiliza apenas um funcionário, ter um gerenciamento simples ( os franqueados contam com um software que pode ser acessado até mesmo num smartphone), baixo capital de giro e ausência de um espaço físico construído – os containers devem ser armazenados em um terreno murado, de no máximo 200m². Estes atrativos, somados a um sistema prático de transporte, conquistaram os investidores.

– Promove pesquisas de cliente oculto e mantém um centro de pesquisas internas que, junto com a ouvidoria, são um canal de comunicação estratégica com o franqueado. O objetivo desses departamentos é coletar informações, que serão tratadas e devolvidas ao franqueado. Com isso, o franqueado pode aprimorar a inteligência de seu negócio.

 Carto Processadora de Cartões

Investimento inicial: R$ 95 mil ( com taxa de franquia e capital de giro)

O que faz:Rede pioneira no fornecimento de cartões private label para pequenos e médios varejistas.

Número de franquias: 17

Diferenciais:

– O franqueado da Carto oferece a pequenos e médios varejistas cartões private label que podem ser pós ou pré-pagos, de fidelidade ou vale-presente. São opções para os mais variados tipos de negócios;

– A franquia pertence ao grupo Connect, a segunda maior empresa brasileira em informação de crédito e cadastro (operando com o nome Check Check). Possui mais de 40 mil clientes, realiza 4 milhões de consultas por mês e conta com 350 milhões de registros em seu banco de dados próprio – mantém ainda parceria de distribuição com a Serasa, de quem também obtém informações para seus clientes;

– O mercado está aquecido e não tem concorrência direta. “Os varejistas já entenderam que precisam atrair e fidelizar clientes. E sabe que, quando o cliente passa a fazer parte da carteira, torna-se uma receita recorrente, o que ajuda a planejar financeiramente a empresa”, diz o franqueado da Carto em Goiânia, Ricardo Machado das Chagas.

– O ponto de equilíbrio e o prazo de retorno do investimento estão abaixo dos tempos médios de mercado (16 meses ou quando atingir 300 clientes).

 Instituto Mix

Investimento inicial: a partir de R$ 65 mil

O que faz:Rede que oferece mais de 50 diferentes cursos profissionalizantes, em seis áreas, Beleza, Administração, Idiomas, Tecnologia, Construção Civil e Saúde.

Número de franquias: mais de 130

Diferenciais:

– O Instituto Mix atua num segmento aquecido: formação profissionalizante.

A franqueadora realiza pesquisas de mapeamento constantes, com o objetivo de entender melhor o aluno e oferecer opções cada vez mais adequadas à sua realidade.

– A franqueadora oferece cursos de sua Universidade Corporativa aos franqueados, nos níveis básico, intermediário e avançado.

– O franqueado pode optar por abrir uma escola ou atuar como máster-franqueado, desenvolvendo uma região específica.

– Possui um sistema online que monitora diariamente cada franquia. O SAD – Sistema de Avaliação de Desempenho – avalia diversos indicadores, como vendas, qualidade, custos, marketing em mídia e outros. Com isso, consegue dar ao franqueado um feedback detalhado sobre os rumos do negócio – e acertá-lo, caso haja necessidade, muitas vezes antes de haver algum problema.

– Utilizando essas ferramentas de gestão, os índices de satisfação dos franqueados do Instituto Mix são muito altos – chegam a 98%. E os insatisfeitos são ouvidos atentamente, para que o negócio possa se adequar às expectativas tanto da franqueadora quanto dos franqueados.

The Kids Club

Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil (home based) ou R$ 40 mil (sede própria)

O que faz:Rede especializada em ensino de Inglês para crianças de 2 a 11 anos

Número de franquias: 110

Diferenciais:

– A The Kids Club chegou ao Brasil há 20 anos e é líder mundial de ensino de inglês para crianças de 2 a 11 anos.

– Segundo a franqueadora Sylvia de Moraes Barros, o que faz a diferença na TKC é a metodologia lúdica e dinâmica. “A criança aprende de forma natural e espontânea, como se estivesse aprendendo sua primeira língua”, explica.

– É a primeira escola a emitir a certificação internacional de proficiência em Inglês exclusiva para crianças a partir de oito anos, o “PTE – Pearson Test of English – Young Learners”, desenvolvido pela Universidade de Londres em parceria com a multinacional Editora Pearson.

– A máster-franquia brasileira oferece duas formatações: home-based e unidade com sede própria. A franquia home-based não requer que o franqueado tenha sua própria escola. Cabe a ele implantar o método em escolas regulares, escolas de reforço escolar, academias, brinquedotecas, condomínios ou qualquer outro espaço frequentado por crianças.Também é possível optar por uma sede própria, a fim de receber alunos.

–  Há 11 anos consecutivos, a The Kids Club recebe o Selo de Excelência da ABF, “um atestado de que praticamos o franchising respeitando a lei e a nossa rede”, finaliza Sylvia.

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