por Raquel Rezende (raquel@empreendedor.com.br)
Nos últimos anos, foi possível acompanhar a evolução positiva do mercado de franquias especializado na vida saudável, alimentação natural, wellness e saúde. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), durante o ano de 2013, o segmento esporte, saúde, beleza e lazer demonstrou o melhor resultado em ampliação de faturamento com 23,9% de crescimento.
O setor de alimentação, um dos mais expressivos e consolidados do universo das franquias, cresceu 16,6% e vem apresentando taxas otimistas, evoluindo acentuadamente todos os anos. Na visão de especialistas, a tendência para esses segmentos é de expansão, principalmente em cidades do interior do País, acompanhando o movimento das redes que estão investindo na abertura de franquias fora do eixo Rio-São Paulo.
De acordo com Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o aumento do consumo registrado nestes segmentos é reflexo, principalmente, de uma acentuada demanda por produtos ligados à beleza e cosméticos. O Brasil, em 2013, alcançou o 2° lugar no ranking mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
No ramo de alimentação, Camargo analisa que a estabilidade econômica nacional proporcionou um aumento considerável do food service, ou seja, no mercado da alimentação fora do lar. Em 2013, do gasto com alimentação das famílias, mais de 30% foram feitos fora do lar. Como consequência, o food service cresceu 9,8%, de acordo com o Anuário Brasileiro da Alimentação Fora do Lar.
Na opinião de Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, o mercado de franquias especializado em saúde e bem-estar está em franco crescimento e a cada ano com perspectivas melhores, pois, segundo ela, o consumidor em geral se tornou mais consciente de que para ter saúde não basta fazer exercício físico ou frequentar clínicas de estética, é preciso também ter uma alimentação saudável atrelada a exercícios físicos e mais alguns cuidados.
Vecchi acredita que houve a mudança de comportamento ou visão de que comer bem, não significa mais se empanturrar de comida gordurosa, calórica, doces em demasia, mas comer de forma variada e saudável, que também pode significar alimentação saborosa.
Já o conceito de bem-estar, na opinião da consultora, foi um tema bem trabalhado há alguns anos, porém, vem apresentando mudanças. “Antes, era tratado como viagem, férias, deitar na rede e fazer o que se têm vontade. Hoje, estes itens até fazem parte, mas estão atrelados a prática de exercícios, como yoga e pilates”, comenta.
Além disso, Ana Vechi acrescenta que restaurantes, que ofertam sucos naturais, variados e energizantes; spas que têm serviços de caminhada, massagem e relaxamento são alguns dos outros itens que fazem parte do conceito de bem-estar. Por isso, Ana argumenta que não se trata de modismo ou tendência, mas de um mercado com conceitos consolidados, consumidores conquistados e cientes do que precisam para enfrentar o dia a dia.
Restaurantes e fast food em praças de alimentação com mix de pratos saudáveis, lojas com produtos naturais e negócios com oferta de produtos orgânicos integram também algumas das tendências e oportunidades que podem ser identificadas no mercado de franquias da alimentação saudável apontadas pela diretora da Vecchi Ancona consultoria. Nos segmentos de saúde e medicina existem diferentes opções, entre elas, as clínicas odontológicas, as de serviços para idosos, adultos e crianças e enfermagem.
No setor de beleza e estética, Vecchi cita os spas que dispõem de serviços de programas para emagrecer até tratamentos específicos como depilação, massagens, nutrição e, ainda, entretenimento no quesito bem-estar, sem descuidar da saúde. Segundo a consultora, os portes dos empreendimentos e os investimentos necessários são bem variados dependendo da complexidade dos negócios. As franquias que oferecem serviços, apenas, dispõem de uma proposta com valores mais acessíveis.
Para quem pensa em apostar nesses segmentos, Ana Vecchi aconselha a seguir os cuidados que qualquer investimento requer. “Avaliar a identificação com o negócio, público-alvo, potencialidade do mercado em que pretende atuar, valores de aporte em dinheiro reais e não apenas projetados versus capacidade de investimento e previsão de retorno são essenciais para o sucesso do negócio”, aconselha.
Conversar com franqueados que estão atuando para saber o grau de satisfação dos mesmos e ter um estudo de geomarketing para definir a melhor localização, segundo ela, também é aconselhável. “Negócios de rua, por exemplo, devem ser bem estudados antes de definidos e locados”, enfatiza Vecchi.