Dark Kitchen Home prevê aplicação inicial de R$ 30 mil e pode funcionar em espaço reduzido
Com mais de 10 marcas em seu portfólio, o Lanchão Brasil, detentora da Boulevard Food, está lançando um novo modelo de negócios voltado para quem deseja empreender no setor de foodservice. A rede criada em Campinas (SP) há 31 anos criou a Dark Kitchen Home, na qual o proprietário vai poder produzir e vender diversos produtos em espaço reduzido, para todos as classes sociais. O investimento inicial total é R$ 30 mil.
Neste novo modelo, o foco está nas pessoas que desejam abrir seu próprio negócio, com baixo valor de investimento. Ao contrário dos negócios de lojas tradicionais, no qual o valor para abertura de uma unidade gira entre R$ 200 mil a R$ 1 milhão, dependendo da locação, tamanho e equipamentos utilizados, a Dark Kitchen Home pode funcionar em espaço reduzido e até mesmo na casa do empreendedor. Ela exige somente um fogão, um microondas e utensílios para preparo dos pratos. A operação também elimina o atendimento presencial, como recepção, mesas e garçons. Tudo é realizado por meio de entregas via aplicativos ou retiradas no local.
Para abrir e operar uma unidade Dark Kitchen Home o investidor terá um desembolso de R$ 10 mil de taxa de aquisição de uso da marca, e R$ 20 mil de montagem e compra de produtos. Na operação, o empreendedor poderá vender uma ou mais marcas de comidas rápidas da Boulevard Food.
Roger Antonio Domingues (foto em destaque), fundador e diretor comercial do Boulevard Food (Lanchão Brasil), presente hoje em diversos estados e cerca de 150 unidades físicas e digitais, diz que a proposta do novo modelo é ampliar as possibilidades de atuação e ganhos por parte dos empreendedores. “No caso do lanche (Lanchão), as atividades estão mais concentradas no período noturno, enquanto que a Dark Kitchen Home permite funcionamento o dia todo, com oferta de vários tipos de comidas e possibilidade de escala de vendas maior”, explica.
Domigues cita, ainda, a questão financeira. “A pessoa pode começar com um investimento baixo, na própria casa, e ir escalando devagar, até a abertura de um ponto físico futuramente, com planejamento e sem precisar abrir mão de um alto investimento”, conta. “Vemos um mercado cada vez mais apertado, com menos dinheiro, e esse modelo de negócios foi desenvolvido para encaixar no bolso de todo mundo”, complementa.
O Lanchão Brasil fechou 2023 com 41 novas operações no modelo Dark Kitchens. Em 2023, a Rede abriu 18 lojas e já tem 41 unidades vendidas para início de operação nos estados da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná Minas, Piauí, Mato Grosso, Pará, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Para este ano, a previsão, antes do lançamento desse novo modelo, era de abertura de 65 novas unidades.
O plano contempla 17 unidades na região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Espírito Santo), 12 na região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), 8 no Centro Oeste (Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília e Distrito Federal e Mato Grosso); 10 no Norte (Pará, Tocantins, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Amapá,) e 18 no Nordeste (Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe)
A Rede Boulevard, que tem como carro chefe o Lanchão Brasil, fundado há 31 anos na cidade de Campinas (SP), conta também com marcas como XPicanha, Old Dog, Word Potato, Word Esfiha, World Milk Shake, Word Tacos e Burritos e Chicken Palace (frango frito).