L’Entrecôte de Paris anuncia holding de alimentação e apresenta primeira marca investida

O L’Entrecôte de Paris – rede de restaurantes com conceito de prato único – anuncia o lançamento da holding LDP&CO e a participação societária na marca General Prime (hamburgueres e saladas). Investido da SMZTO, principal empresa brasileira de private equity especializada em franquias, o L’Entrecôte de Paris encerrou 2022 com um faturamento de R$ 53 milhões. Para 2023, projeta uma receita total de R$ 70 milhões. A rede conta com 38 unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Pará, Sergipe, Santa Catarina e Maranhão, além do Distrito Federal.
Juntos, L’Entrecôte de Paris e General Prime passarão a ser geridos por uma holding, a LDP&CO, que no futuro poderá abarcar novas redes com nomes fortes ligadas ao setor alimentício. Inicialmente, a ideia é que as marcas – que atendem o segmento casual dining, meio termo entre o fast food e a gastronomia mais elaborada – atuem de forma integrada no delivery, com cozinhas (dark kitchen) capazes de atender ambas as marcas ao mesmo tempo. Isso será possível porque as operações usam o mesmo tipo de profissional de cozinha e os mesmos equipamentos culinários.
Em paralelo, áreas de backoffice das redes – administrativo, recursos humanos, expansão, contabilidade etc. –serão compartilhadas. Com a integração de parte das operações, as franqueadoras também conseguirão ter ganho de escala. “Por enquanto, a gente está fazendo a integração só no delivery, que é bem mais simples”, explica Daniel Guedes, CEO do L’Entrecôte de Paris. “Mas para fins de franqueadora, as marcas são bem integradas.”
Em um primeiro momento, a integração entre as cozinhas foi realizada em 16 unidades do L’Entrecôte de Paris, que também passaram a atuar como dark kitchens da General Prime, sem que nenhum investimento relevante fosse necessário por parte dos franqueados. “A gente identificou que as lojas de delivery, as dark kitchens do L’Entrecôte de Paris, comportariam sem nenhum investimento nem aumento de equipe e no mesmo espaço uma loja General Prime”, conta Guedes. “Assim o fizemos, e dessa forma o franqueado passou a ter receita das duas marcas.”
Segundo ele, além da sinergia operacional, outra vantagem da integração das cozinhas será a oferta de um mix de cardápios mais abrangente. “A gente quer chegar a um momento em que seja possível oferecer para o cliente uma possibilidade fazer um pedido por delivery e cada membro da família poder comer o que quiser”, detalha Guedes. “A mulher quer comer uma salada do General Prime, o marido quer comer um stake do L’Entrecôte e o filho quer comer um hambúrguer, e todos os pedidos serão feitos de forma conjunta e entregues pelo mesmo entregador.”
Hoje, além de maior custo no frete, é comum as famílias encontrarem dificuldades na hora de conciliar os pedidos. “Numa família típica, um casal com dois filhos, raramente todo mundo quer jantar a mesma coisa. E um tem que um convencer o outro”, exemplifica Guedes. “Ou todo mundo come o que um quer, ou vão chegar quatro motoboys em tempos diferentes, e as pessoas não vão jantar juntas, porque um vai chegar primeiro, ou vai chegar meia hora depois, e a comida vai ter esfriado.”

Loja-conceito em Guarulhos
Neste mês, com investimento de cerca de R$ 2 milhões por parte do franqueado, a General Prime inaugurou uma loja-conceito no setor de embarque internacional do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Após o aporte do L’Entrecôte de Paris, a marca – que antes se chamava General Prime Burger – foi reposicionada, com a intenção de deixar mais clara a abrangência do seu cardápio. “A gente está dando ênfase ao cardápio tradicional da casa, onde os clientes encontram além dos premiados Burgers e Milk shakes, pratos como costela barbecue, pastas e saladas variadas”, explica Daniel Guedes.
Atualmente, a General Prime mantém unidades full, que incluem operações de delivery, no Shopping Market Place, no Morumbi, no Galleria Shopping, em Campinas, além de uma loja de rua em Moema e a nova operação em Guarulhos. Além dessas unidades, há outras 20 operando como dark kitchens, algumas integradas com o L’Eentrecôte de Paris como bimarcas. Os planos de expansão da rede têm como foco inicial o Interior de São Paulo. Nos próximos três anos, a marca pretende abrir 100 novas lojas no Estado.

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