As óticas estão localizadas em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná e Pará
O Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do Brasil, anuncia a inauguração de 17 unidades em junho: em Frutal, Araguari, Alfenas e Guaxupé (em MG); Ibiúna, Carapicuíba, Vargem Grande Paulista e Ribeirão Preto (em SP); Itajaí e Palhoça (em SC); Fortaleza, Camocim e Maracanaú (no CE), Guanambi (BA), Parobé (RS), Mandaguari (PR) e São Miguel do Guamá (PA).
A expansão envolve cidades de médio e grande porte. “O Mercadão dos Óculos possui um modelo de negócio que se adapta ao tamanho das diferentes cidades do Brasil”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede. Neste ano, mais de 80 unidades já foram inauguradas.
Atualmente, o Mercadão dos Óculos oferece duas opções de investimentos: o modelo Fit (R$ 190 mil), voltado para cidades de até 30 mil habitantes, e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2023, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 27% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2022, registrando o segundo maior crescimento de todo setor.
Crescimento
Em 2022, o Mercadão dos Óculos cresceu mais de 20% em número de unidades e saltou 12 posições no ranking das “50 maiores franquias do Brasil”, divulgado pela Associação Brasileira do Franchising (ABF). A rede subiu para a 30ª colocação, com 610 franquias em funcionamento – um crescimento de 20,80%. Além disso, entre as três redes de óticas presentes no ranking, o Mercadão dos Óculos foi a única que cresceu.
Em março, o Mercadão dos Óculos, recebeu pela 6ª vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo de Excelência em Franchising por seis vezes seguidas. Em 2022, o Mercadão dos Óculos ainda recebeu o tradicional Prêmio Acirp, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). A franqueadora ganhou na categoria Comércio da 64ª edição.