Mercado fitness deve crescer em 2015

A procura por academias e os cuidados com a saúde estão na ordem do dia entre os brasileiros. Praticar atividades físicas em ambientes planejados e com a assistência de profissionais da área está levando para as academias de ginástica um público cada vez mais maior. Se antes a atividade física era ligada somente aos entusiastas da boa forma, atualmente a saúde e o bem-estar levam um público cada vez mais diversificado às academias. O país possui mais de 30 mil academias e cerca de 8 milhões de alunos, o que rendeu um faturamento de R$ 6,5 milhões em 2014. “O interesse por qualidade de vida tem aumentado muito no Brasil, o que faz com que o mercado fitness cresça gradativamente. Somos o segundo maior no ramo do mundo, perdendo apenas para os EUA. Este mercado está aquecido e é apontado como tendência de negócio para 2015”, diz Weymar Teixeira, diretor de franquias na rede de academias Alta Energia Fit, de Minas gerais.

Os bons ventos que embalam o mercado está levando a Alta Energia Fit a uma expansão que prevê levar a bandeira a outros estados brasileiros e até países vizinhos. “O combate à obesidade e a outras doenças como hipertensão, diabetes, e o envelhecer bem tem forçado cada vez mais essa expansão”, completa Weymar Teixeira.

A busca por serviços diferenciados no segmento com o objetivo  alcançar bons resultados levou o empresário Marcelo Azevedo Sampaio a optar por uma franquia da marca. “Apesar de já estar inserido no setor há 31 anos, meus negócios eram voltados apenas às atividades aquáticas. Senti a necessidade de oferecer outras modalidades para públicos diferenciados e resolvi apostar na Alta Energia. A marca é um ótimo negócio pois é uma rede sólida, conceituada e que investe em qualidade de serviço e publicidade, facilitando o posicionamento do franqueado no mercado. Como existe uma alta demanda e a concorrência é muito grande, isso traz mais visibilidade e um retorno maior e mais rápido”, afirma.

 Com um investimento inicial de 15 mil dólares, após 23 anos a Alta Energia Fit tem um valor de mercado de 15 milhões de dólares,  atuando nos mercados do sudeste e sul do país, com  dezessete estabelecimentos consolidados. Há cerca de cinco anos a rede optou pela expansão por meio de franquias e a expectativa para 2015 é de vinte e uma novas unidades, sendo dez somente em Minas Gerais. Até o final de 2017 são aguardadas 102 franquias. A rede dispõe de três modelos de franquias: Alta Energia Fit, 30’Extreme Fit e Studio. O valor de investimento varia entre R$ 300 mil e R$ 2 milhões. O tempo de retorno é de, no máximo, 48 meses. A área mínima para uma unidade é de 250m² e os royalties aplicados são de 6%.

Facebook
Twitter
LinkedIn