Algumas redes de microfranquias dispensam a necessidade de escritório para iniciar a operação. Confira 13 redes de franquias que não exigem um ponto fixo para quem vai começar um novo negócio. O modelo, chamado “home-based”, exige apenas um smartphone e um notebook com acesso à internet.
As franquias com modelo home-based, em geral, são mais simples e baratas. Significa que o investimento para abrir o novo negócio é menor do que de uma franquia tradicional. Por outro lado, o retorno pode ser mais restrito do que em uma franquia maior, com mais estrutura.
Muitas vezes, o franqueado home-based atua como um representante de vendas. Nesses casos, a rede acaba centralizando boa parte do negócio, e o franqueado ganha uma porcentagem em cima dos contratos fechados.
Confira abaixo 13 modelos de franquias que podem ser abertos em esquema home based, inclusive na garagem de casa.
Contab Express
É especializada em utilizar recursos tecnológicos para oferecer serviços contábeis em parceria com a rede de franqueados. O modelo de negócio, que é uma tendência do segmento, vem inovando a maneira de trabalho e relacionamento entre empresas e contadores. Gestão societária, fluxo de caixa, gestão de pessoa física, gestão financeira, gestão tributária e fiscal, terceirização de folha e gestão contábil são alguns dos serviços oferecidos pelos analistas da Contab Express, especialistas em soluções para empresas comerciais e de micro e pequeno porte, além de prestadoras de serviços.
O investimento inicial para uma unidade de rede varia de R$ 15 mil a R$ 45 mil.
Tributarie
É uma franquia especializada em compliance e gestão fiscal. A empresa nasceu há 12 anos, como consultoria na área tributária. Há um ano lançou dois modelos de franquias, ambos para operar em casa, com modelo home based. O franqueado não precisa ter conhecimento completo na área tributária (o que fica sob responsabilidade da rede), mas ter tino empreendedor para captar novos clientes. A diferença entre os modelos de franquia são as soluções que o franqueado fica apto a comercializar.
Para o modelo de negócios Tributarie clássico, o investimento inicial é a partir de R$9mil.
Jan-Pro
A empresa norte-americana tem como especialidade oferecer limpeza comercial através do modelo de franquia. Com pouco mais de quatro anos no mercado brasileiro, hoje, a Jan-Pro conta com 230 unidades em operação. A meta é fechar 2017 com mais 50 novas franquias, saltando para um faturamento de R$ 90 milhões. A marca exige baixo investimento inicial por possibilitar trabalhar com home based, o que facilita a implantação e abertura do negócio e simplifica a operação.
O modelo de microfranquia da marca requer investimento inicial a partir de R$ 7,5 mil.
House Shine
A House Shine é uma marca portuguesa de limpezas residenciais e profissionais e chegou ao Brasil em 2012. O franqueado pode trabalhar em casa e é necessário apenas um carro para transportar as profissionais de limpeza.
O investimento inicial para novos franqueados é de R$ 40 mil.
Limpidus
A Limpidus trabalha com soluções de limpeza corporativa, e oferece 12 tipos de planos home-based. No esquema da Limpidus, o franqueado também é supervisor-gerente da empresa. Ele atua como um consultor junto ao cliente para estimar as reais necessidades do cliente, podendo trabalhar de casa, e com visitas constantes às instalações dos clientes.
Com investimento inicial a partir de R$ 50 mil já é possível participar da rede.
Mapa da Mina
Rede de franquias de venda de semijoias (acessórios folheados a ouro ou prata) de fabricação própria, lançou este ano o modelo express. Com investimento de R$ 50 mil, o franqueado adquire 10 torres expositoras com produtos da marca e um estoque para reposição das peças. Essas torres podem ser colocadas em estabelecimentos como salões de beleza, lojas de cosméticos, entre outros, e o franqueado consegue acompanhar as vendas de forma simples e remota, por meio de um aplicativo próprio.
Protect Soluções
A Protect é uma microfranquia da área de gestão, em que o franqueado vai comercializar seguros e soluções administrativas para micro, pequenas e médias emrpesas. As soluções vão de seguros e benefícios (como planos de saúde) a telefonia celular, alarme e monitoramento. O franqueado não precisa de escritório, e trabalha como um representante de vendas.
O investimento inicial total é de R$ 28.000 para novos franqueados.
Vivenda do Camarão
A Vivenda do Camarão lançou sua microfranquia recentemente, a Vivenda em Casa. Com ela, o franqueado pode vender pratos congelados através do e-commerce, sem precisar de ponto comercial. Os produtos são vendidos 30% mais baratos que os valores praticados pelo mercado.
O investimento inicial para uma nova unidade da marca é de R$ 30 mil.
Cosmetic Green
Rede especializada em cosméticos, beleza e estética. Possui um modelo feito especialmente para trabalhar em casa, dedicado a quem quer empreender e não possui muito capital. Chamado de digital, esse modelo permite que o franqueado venda os principais produtos de cosméticos, através de uma loja virtual, do mercado e ganhe 20% em cima de cada transação feita. A rede fica responsável pela entrega e cobrança do cliente.
Com investimento inicial a partir de R$ 450,00 um novo franqueado já tem a disponibilização da URL da loja virtual (unidade do franqueado digital).
Cooper Kap
A rede de tapetes personalizados para empresas existe desde 1977 e entrou para o franchising em 2015. A franquia home-based funciona com a visita do franqueado a clientes, de porta em porta. Em um tablet onde ele armazena o mostruário de tapetes e capachos da empresa. Por isso, precisa só de uma bolsa de mão ou mochila para guardar o equipamento eletrônico e trabalhar.
A marca possui modelo de negócios de microfranquia a partir de um investimento inicial de R$ 8.690 mil.
English Talks
A English Talks é o modelo home based da escola de inglês MoveEdu. O franqueado é como um professor particular. O diferencial é ter toda a estrutura da rede, como tecnologia e material didático, para dar suporte.
Com investimento inicial de R$ 12 mil já é possível entrar para a rede de franquia.
Ooxy
É a primeira franquia de marketing sensorial do país. Na prática, a rede cria uma “rádio especializada” para as empresas, um som ambiente pensado para deixar o consumidor mais à vontade no estabelecimento. A marca surgiu quando o fundador da Ooxy foi comprar roupa de bebê em uma loja onde tocava rock pesado.
Quem adquire a franquia por até R$25 mil vende pacotes com as rádios para as empresas, e ganha uma porcentagem em cima destes contratos.
Mr. Kids
A Mr. Kids é uma rede de vending machines, máquinas que comercializam doces e brinquedos por R$ 1, R$ 2 ou R$ 3. As máquinas funcionam apenas com moedas. Além das vending machines, a Mr. Kids instala máquinas que convertem cédulas em fichas de compra, como forma de driblar a falta de troco.
As máquinas são de propriedade do franqueado e para aderir ao modelo de negócios é necessário um investimento a partir de R$ 18.700 mil. O ponto comercial onde a máquina é instalada fica com cerca de 20% a 30% das vendas.
Mais informações no portal Sua Franquia.