Rede de minimercado autônomo aposta no modelo de franquia para impulsionar expansão da marca
Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor acelerou a sua recuperação ao fechar o segundo semestre de 2022 com um faturamento de R$ 48 bi, o que representa um crescimento de 16,8% em relação ao mesmo período no ano anterior. Em paralelo, o segmento de Alimentação foi um dos que mais esteve em destaque ao registrar um aumento de 7%. Atenta às movimentações de mercado, a Minha Quitandinha, startup de varejo que criou um modelo de minimercado autônomo com base no sistema de licenciamento, acaba de se tornar franquia e expandir a operação no sul do País com o novo modelo de negócio. (foto: Guilherme Mauri, Douglas Pena e Marcelo Villares)
Entre as cidades que receberam as novas unidades da marca encontram-se Curitiba (PR), Itajaí e Florianópolis (SC), Canoas e Pelotas (RS). A partir das inaugurações, a rede passa a ter 50 lojas na região. “A nossa proposta é oferecer uma experiência prática e segura a condomínios residenciais ou comerciais ao disponibilizar lojas que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a necessidade de funcionários. Acreditamos que no formato de franquia o potencial da rede irá se ampliar ainda mais”, diz Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha.
O executivo afirma que a transição do modelo de negócio foi incentivada pela ideia de fortalecimento da marca. “O que nos fez ir em busca dessa mudança foi o posicionamento que buscamos para a empresa, visto que o franchising é chancelado por uma grande entidade, como a ABF, o que reforça a autoridade da rede. Além disso, por conta dessa estrutura, o formato de franquia está assegurado por leis específicas, que não existem no licenciamento. Dessa maneira, tanto nós quanto os empreendedores têm maior garantia de segurança nas operações”, pontua o CRO.
A pretensão da Minha Quitandinha é alcançar um faturamento de R$ 10,5 milhões e 150 lojas em funcionamento até dezembro em todo o território nacional. Idealizada em Balneário Camboriú (SC) pelos sócios Guilherme Mauri, Marcelo Villares e Douglas Pena, a rede atua com base no conceito de honest market. Ou seja, os consumidores realizam as compras sem a intermediação de vendedores. Para adquirir um item, basta escanear o código de barra do produto e o pagamento será debitado de forma automática no aplicativo da marca via cartão de crédito ou débito. No portfólio, a marca apresenta uma média de 700 itens que vão desde congelados a produtos de limpeza e higiene pessoal.
Minha Quitandinha – A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo. Idealizada por três empreendedores: Guilherme Mauri de Oliveira, Marcelo Villares e Douglas Pena, foi fundada no ano de 2020, no município de Balneário Camboriú (SC), em meio a pandemia do coronavírus. A ideia é levar praticidade, conveniência, qualidade e segurança, baseada no conceito de honest market, instalada dentro de condomínios residenciais verticais e horizontais, empresas, hotéis, clubes, marinas e academias, que opere durante 24 horas por dia, sete dias por semana. O minimercado inteligente é indicado para condomínios a partir de 150 apartamentos/casas e demais locais, com fluxo médio diário de 500 pessoas.
Crédito da foto: Pietro Pozzebon