Sucesso de franquias depende da capacitação do empreendedor

A capacitação do franqueado é um dos segredos para o sucesso de uma rede de franquias. Esse será o tema do debate que o Sebrae vai levar ao 2º Congresso Internacional de Franchising, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que acontece dias 23 e 24 de abril, em São Paulo (SP).

“O segmento de franquias vem crescendo na faixa de dois dígitos nos últimos dez anos. Esse comportamento impõe desafios inadiáveis para sustentação e competitividade das redes. Conhecimento e informação são insumos básicos para que os sistemas de franquia prosperem principalmente em um cenário de ajustes econômicos”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

No evento, a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, fará uma palestra sobre um tema em evidência mundial: a importância da capacitação do empreendedor para a melhoria do resultado final do franchising. A palestra Franqueado qualificado: capital humano essencial para o sucesso de uma rede será nesta quinta-feira (23), às 15h.

“Cada vez mais cresce, entre os franqueadores e potenciais franqueados, o interesse por informações e orientações. O Sebrae está preparado para atender a esse público e oferece diversos conteúdos dedicados a auxiliar os empreendedores”, reforça Heloísa Menezes. “Temos os programas nacionais Sebrae Mais, Sebraetec e de Encadeamento Produtivo que possuem soluções adequadas às empresas de franchising”, completa a diretora.

Um guia completo sobre o sistema de franquia, elaborado pelo Sebrae, explica os principais tipos desse negócio, dá orientações sobre como escolher a franquia certa, o que avaliar antes de adquirir o negócio, os aspectos legais e o passo a passo para a formatação de franquias, disponível no portal do Sebrae por meio das palavras-chave: “entenda o sistema de franchising”.

O Sebrae também firmou, no final do ano passado, um convênio com a ABF para levar cursos sobre franchising para 120 cidades brasileiras até 2016. São 337 cursos Entendendo o Franchising, que aconteciam basicamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, e que agora serão ministrados em 19 estados. São destinados a capacitar potenciais franqueados e franqueadores e quem já abriu uma franquia mas ainda busca informações.

“Esse projeto beneficia e fortalece todos os elos da cadeia do franchising ao compartilhar conhecimentos sobre franquia, fomentar o negócio e movimentar a economia”, explica Heloisa Menezes. Só em fevereiro e março, quase mil pessoas participaram dos cursos em 32 turmas formadas em todo o país, o que supera a meta inicialmente estabelecida. Até o final de 2016, pelo menos 24 mil empreendedores devem ser atendidos.

Vantagens

“O sistema de franquias traz inúmeras vantagens para o empreendedor, pois permite que ele entre no mercado associado a uma marca já estabelecida e pode contar com o conhecimento, a experiência, a orientação, o treinamento e o suporte operacional do franqueador, o que reduz consideravelmente sua margem de riscos”, afirma Luiz Barretto. “Também existem vantagens para o franqueador, que torna-se capaz de expandir a presença da sua marca no mercado com uma demanda menor de investimentos próprios”, conclui.

Com o tema central Gestão do Capital Humano maximiza resultados, o 2º Congresso Internacional de Franchising reunirá no World Trade Center São Paulo especialistas nacionais e internacionais para debater questões atuais e vitais para as empresas, propiciar reflexões e inspirar descobertas para a condução dos negócios com foco no sistema de franquias.

Facebook
Twitter
LinkedIn