iGUI conquista o título de maior rede de franquias do Brasil no exterior

Uma rede que nasceu com foco na internacionalização. Esta é a iGUi, maior fabricante e comercializadora de piscinas do mundo. A afirmação é comprovada no mais recente estudo feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e ESPM – a marca na internacionalização das franquias brasileiras. De acordo com o estudo, a iGUi lidera a expansão no exterior do segmento Casa e Construção, “com participação em 42 países (2017) e forte presença internacional”.

Publicado bienalmente desde 2010 por ambas instituições na série Internacionalização das Franquias Brasileiras, o chamado “Livro Verde” analisou, em sua quinta edição, o processo de construção das marcas made in Brazil no exterior. Ainda segundo o levatamento, Casa e Construção foi, individualmente, o segmento que mais cresceu entre 2010 e 2018, saltando de 5 para 19 marcas internacionalizadas. Por sua forte presença internacional, a iGUi foi convidada pelos pesquisadores da ESPM para integrar o grupo focal composto por cinco marcas que viabilizaram a realização do estudo.

A expansão internacional da iGUi começou ainda em 2005. Naquele ano, a marca brasileira que se tornaria sinônimo de piscina em todo o mundo abriria suas primeiras unidades no exterior, inaugurando fábricas na Argentina (em Navarro) e em Portugal (Fronteira). Reconhecida como uma das franquias brasileiras mais internacionalizadas, hoje, a iGUi conta com mais de 800 unidades, sendo mais de 40 fábricas, em 43 países dos cinco continentes.

“Quando fundei a iGUi, em 1995, eu já planejava levá-la para consumidores no exterior. Assim, dez anos depois, com a marca já consolidada no Brasil, iniciamos a expansão internacional pela América do Sul e Europa, levando nossa expertise em piscinas feitas em PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro) e um modelo de negócio bem-sucedido para o mundo”, conta Filipe Sisson, CEO da iGUi. A marca brasileira tornou-se internacional antes mesmo de ser franqueada, o que ocorreria em 2008.

Mergulhando ainda mais fundo em seu plano de expansão internacional, em 2018 a iGUi chegou ao quinto continente, à Oceania, com a abertura de cinco lojas na Austrália.

Já em 2019, a marca deverá inaugurar a primeira fábrica nos Estados Unidos. Localizada na cidade de Cocoa, Flórida (FL), a unidade fabril receberá investimentos da ordem de US$ 5 milhões. “Ampliar a presença da iGUi nos Estados Unidos, o maior mercado consumidor e de piscinas do mundo, faz parte do planejamento estratégico da iGUi. E a partir do início da operação da fábrica, a expansão no país se intensificará”, afirma Juliana Prado, diretora internacional da iGUi.

Presença americana

Este ano a rede de franquias de piscinas brasileira inaugurou mais uma unidade em solo americano, desta vez em Orlando. Com a fábrica, uma máster-franquia, a marca brasileira somará oito unidades no país. Atualmente, a iGUi conta com lojas em Miami e Fort Myers (Flórida), McAllen e San Antonio (Texas), Salt Lake City (Utah) e Lawrence (Kansas).

Este ano a iGUi também participa da Pool Spa Patio, maior feira de piscinas dos Estados Unidos, realizada em Las Vegas. No estande da marca, os visitantes verão duas piscinas UNLIMITED instaladas, um conceito inovador e único no mundo. “Como o próprio nome sugere, não há mais limites para os projetos. É possível desenvolver qualquer modelo de piscina seguindo formas lineares, fabricá-la com toda a praticidade e confiança do P.R.F.V. e revesti-la com o que há de mais moderno em termos de acabamento”, afirma Sisson.

Disruptiva, a UNLIMITED pode ser instalada em até dois dias, conforme as condições necessárias para a execução da obra, o que gera economia significativa de materiais e mão de obra. A iGUi ainda oferece 15 anos de garantia na estrutura da piscina e dois anos de garantia no revestimento. Os modelos tradicionais de concreto podem somar até 90 dias de obra e a garantia não passa de cinco anos.

No mercado interno, depois de se destacar por instalar unidades estrategicamente junto as maiores rodovias do país e de readequar a empresa a realidade no país de crise econômica que perdura nos últimos anos, Sisson também teve de pensar em incorporar a tecnologia aos seus negócios.

A cada dia hoje, mais pessoas mergulham no mundo digital. Para entrar neste mundo, a rede criou um sistema de automação que permite controlar pelo celular a filtragem da água, iluminação, aquecimento e a hidromassagem.

Assine nossa revista Online e impressa, tendo acesso ao conteúdo completo!
https://empreendedor.com.br/assine/

Facebook
Twitter
LinkedIn