Comunicação transparente, reuniões regulares e cultura de feedbacks estão entre os segredos para ter uma boa comunicação interna para equipes remotas
A pandemia de COVID-19 gerou um grande impacto na forma de trabalho das empresas no mundo todo. Uma das principais mudanças foi a transição para o home office, que surgiu como uma solução para permitir que os funcionários continuassem realizando as suas tarefas de maneira mais segura, minimizando as interrupções nos negócios.
Nesse momento, a comunicação interna, que já era essencial no ambiente presencial, tornou-se ainda mais crucial. As empresas perceberam a necessidade de investir em canais mais eficazes, promover a interação entre as equipes e fornecer suporte contínuo aos funcionários para enfrentar os novos desafios.
Diante desse cenário, Igor Vazzoler, CEO e fundador da Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil, preparou algumas estratégias de comunicação interna para equipes remotas. Confira:
1. Comunicação transparente
A transparência constrói confiança, ou seja, quando os membros da equipe se sentem incluídos e informados, eles têm mais segurança uns nos outros e na liderança da empresa. Por meio disso, consequentemente, aumentamos o senso de pertencimento, a motivação e o engajamento entre o time. Isso é especialmente importante em um ambiente remoto, onde a confiança é construída principalmente por meio das interações virtuais. Assim, é possível garantir de forma mais segura o alinhamento de objetivos e estratégias.
2. Reuniões regulares
A realização de reuniões regulares é uma ótima estratégia para manter uma comunicação interna eficiente com equipes remotas. Esses encontros virtuais proporcionam um espaço dedicado ao compartilhamento de informações, atualizações de projetos, alinhamento de objetivos e interação entre os membros da equipe. Mesmo que as interações diárias ocorram principalmente por meio de canais virtuais, as reuniões permitem que os colaboradores se conectem em um ambiente mais próximo de uma interação presencial. Isso fortalece os relacionamentos, estimula o trabalho em equipe e melhora a coesão da equipe remota.
3. Cultura de feedbacks
Apesar de muitas lideranças ainda não serem adeptas à cultura do feedback, é importante lembrarmos que ela é uma das melhores formas de tornar o clima organizacional mais saudável, onde as pessoas possam se sentir motivadas a dar o melhor de si e a trabalhar em equipe para alcançar os objetivos comuns. Essa cultura é de extrema importância para uma comunicação interna eficiente com equipes remotas. No home office, a falta de contato físico e interações presenciais pode levar a uma menor frequência de feedbacks espontâneos.
Por isso, é muito importante estabelecer uma cultura que valoriza e incentiva o feedback, assim os colaboradores podem superar essa barreira e promover uma comunicação mais eficaz.
4. Política de boas práticas no trabalho remoto
Investir em uma política de boas práticas no trabalho remoto é uma excelente prática para melhorar a comunicação interna dentro da empresa. Essas diretrizes estabelecem um conjunto de orientações e expectativas claras para os colaboradores, promovendo uma cultura de comunicação transparente, eficiente e colaborativa mesmo à distância.
A política pode incluir orientações sobre a conduta esperada dos profissionais diante dessa modalidade de trabalho, os benefícios oferecidos especificamente para o trabalho remoto, podendo visar a importância do uso adequado das ferramentas de comunicação e a importância de estar presente nas reuniões virtuais, por exemplo.
É, sem dúvidas, um documento muito importante para promover uma comunicação mais clara e alinhada, evitando assim futuros mal-entendidos entre o time.
5. Grupos de interação
Essa é uma excelente estratégia para aumentar a conexão e o engajamento no trabalho remoto e permitir que pessoas de setores diferentes se conheçam também.
É bacana conduzir as conversas com diferentes tipos de temas e permitir uma comunicação mais informal para que seja possível estabelecer conexões pessoais e criar um ambiente de trabalho virtual mais descontraído e amigável.
Assim, os membros da equipe têm a oportunidade de se conectar regularmente e compartilhar experiências, aumentando a união e o engajamento. Isso, consequentemente, pode ajudar a melhorar o desempenho e a produtividade, pois promove um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.