Uma pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que quanto mais nova a empresa, maior a participação feminina no setor de franquias. Em franqueadoras com até cinco anos, 40% das funções executivas estão com as mulheres, sendo que em redes com dez anos ou mais, o número cai para 31%. Sobre as unidades franqueadas, 49% são comandadas por mulheres.
A empresária paulista Vanessa de Oliveira, diretora da rede de franquias Mídia Pane, é uma das mulheres que se destacam neste setor. Após ser questionada pelo seu chefe se a maternidade ou a vida profissional era mais importante, decidiu criar uma empresa de publicidade em sacos de pães. Lançada em 2010, a Mídia Pane já conta com 200 unidades no Brasil. A partir de sua experiência, Vanessa listou 10 dicas para empreendedoras que desejam se destacar como empreendedoras:
1- Organização é tudo
Atender todas as demandas do dia a dia exige muito jogo de cintura. Conseguir uma vida mais regrada com tempo para o trabalho, a família e a vida pessoal depende essencialmente da forma como organizamos a nossa rotina.
2- Equilibre o seu tempo
Entenda que cada momento tem a sua importância (filhos, casa, trabalho, vida pessoal) e em algumas situações temos que nos dedicar mais a um papel que desempenhamos do que outro. Mesmo assim, temos que sempre buscar o equilíbrio.
3- Enriqueça suas ideias
Buscar informações sobre assuntos variados nos dias de hoje é fundamental, ainda mais com a internet que facilita bastante isso. Faço isso sempre, seja para educar a minha filha, seja para o trabalho ou desenvolvimento pessoal. Conhecimento nunca é demais.
4- Entenda como funciona o mercado
Compreender os altos e baixos da economia nos faz buscar novas oportunidades e soluções em vez de criticar ou culpar alguém pelo problema. São nos “piores” momentos que surgem as melhores ideias.
5 – Divirta-se
Levar uma rotina atribulada sem a recompensa que gostaríamos torna o trabalho mais árduo. Viajar, sair com as amigas para tomar um café, brincar com os filhos, deve estar nos planos de qualquer mulher.
6 – Faça planos
É fundamental olhar para o futuro. Fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo nos desafia a melhorar e a correr atrás daquilo que julgamos ser necessário para gerar as mudanças que acreditamos.
7 – Escute as pessoas ao seu redor
Muitas vezes temos um esforço enorme para oferecer aquilo que julgamos ser o melhor para os nossos funcionários ou achamos que estamos vendendo o melhor produto para os nossos clientes, sem entender de fato o que eles buscam. Quando entendemos que precisamos ouvir e respeitar a opinião e anseios dos outros, a nossa jornada torna-se muito fácil e leve, pois teremos pessoas mais satisfeitas ao nosso lado.
8 – Acredite em você
Somos testadas constantemente pelas pessoas e pelo mercado, então é normal que os outros duvidem da nossa capacidade ou até mesmo da viabilidade de um projeto que gostaríamos de investir. Independentemente de qualquer coisa, siga em frente e tenha fé naquilo que você acredita.
9 – Desenvolva parcerias
Cercar-se de pessoas competentes e comprometidas com o que fazem é imprescindível. Ter confiança e conseguir delegar algumas funções nos traz tranquilidade, autonomia para investir, tempo em outros projetos e consequentemente crescimento.
10 – Ame o que você faz
Só desta forma, temos a coragem e a persistência necessárias para enfrentar os diversos desafios que temos pela frente!
Sobre a Mídia Pane
Fundada em 2010, em São José dos Campos, interior de São Paulo, a Mídia Pane foi formatada como um negócio que converge dois mercados: o de padarias e o publicitário. Assim, o foco da empresa é comercializar anúncios em sacos de pão e distribuí-los gratuitamente a padarias cadastradas, proporcionando a anunciantes aproveitarem um espaço ocioso e que permite visibilidade em um momento atrativo, que é o café da manha ou da tarde.
Devido ao caráter de ineditismo, criatividade e responsabilidade social do negócio (já que os sacos de pão são materiais ecologicamente corretos), a empresa teve uma grande aceitação por parte dos anunciantes e dos donos de padarias desde os primeiros meses. Devido à grande demanda e ao baixo custo operacional, em dois anos a empresa migrou para o franchising, vivenciando um rápido processo de expansão.
Atualmente, a rede de franquias Mídia Pane conta com 165 unidades distribuídas em 19 estados brasileiros e que juntas imprimem cerca de 1,8 milhão de embalagens de pão por mês.