Uma seleção de sistemas e empresas de suporte que prometem descomplicar o dia a dia do empreendedor virtual e ajudá-lo a obter êxito vendendo na internet
O avanço tecnológico chegou e está mudando o cenário do varejo. Com o fechamento temporário das lojas físicas, por conta da crise sanitária, o e-commerce teve papel fundamental para a sobrevivência de muitos negócios. Prova disso é que as vendas online aumentaram 68% em 2020 e 150 mil novas lojas migraram do offline para o mundo virtual.
Nesse contexto tão competitivo é preciso contar com ferramentas que melhoram e simplificam as atividades do dia a dia e garantam que a usabilidade do site fique mais fluida, o que torna a experiência do usuário melhor e resulta em mais vendas concluídas e fidelização do cliente. Quer ter um e-commerce de sucesso? Seguem algumas soluções que podem ajudar:
Wix – No Wix, o empreendedor encontra tudo que é necessário para criar um e-commerce do início com domínio próprio, gratuito, rápido, fácil e totalmente personalizado, sem necessidade de conhecimento prévio sobre web design ou programação.
A55 – A A55 oferece crédito para empresas de tecnologia, como e-commerce, e receita recorrente, turbinando o crescimento de forma eficiente, sem exigir capital ou crédito score. Além disso, a fintech conta com taxas pré-fixadas – então a parcela não sobe junto com indexadores como a Selic. Por meio de uma plataforma dinâmica e de fácil acesso, o usuário tem acesso a serviços de gestão financeira, como consolidação das contas bancárias, soluções de custódia, faturamento, meio de pagamento e inteligência de crédito com insights sobre operações, que identificam, por exemplo, a necessidade de capital de giro para um crescimento saudável.
SmartHint – Ferramenta que faz toda diferença na hora de fidelizar e promover a melhor experiência de compra para o cliente. Recém adquirida pelo Magazine Luiza, a SmartHint é um sistema de busca e recomendação que utiliza inteligência artificial para compreender o comportamento de cada cliente no e-commerce e, assim, personalizar e elevar a experiência de compra online. A ferramenta, de fácil integração e baixo custo operacional, é adaptável ao layout de cada e-commerce, sugerindo produtos relevantes que se enquadram ao perfil do cliente, melhorando a experiência de compra e aumentando a taxa de conversão.
Com ela, é possível agilizar o processo de busca no e-commerce, por voz, texto ou características do produto, além da busca comportamental em que a IA faz uma análise do comportamento do consumidor dentro da loja virtual, analisando seus interesses e gostos e mostrando resultados personalizados para cada usuário. Isso melhora a experiência e eleva as chances de compras finalizadas.
Intuit – Com o QuickBooks, software oferecido pela Intuit no Brasil, é possível automatizar funções e simplificar tarefas para controlar a gestão financeira do negócio de maneira simples e rápida, tendo, por exemplo, um melhor controle de fluxo de caixa e dos elementos de logística, sendo possível acelerar o ciclo de compra e envio de produto, entre outras funções. Além disso, o empreendedor pode emitir nota fiscal direto do QuickBooks, assim não há necessidade de manter um sistema apenas para desempenhar esta função.
My Helpper – Esta ferramenta permite que empresas realizem atendimento ao cliente, venda de produtos, suporte pós-compra com mais agilidade e praticidade via video chat direto no e-commerce, seguindo todos os protocolos de privacidade e segurança adequados à LGPD. A plataforma diminui em 85% o tempo médio de cada atendimento, aumentando a eficiência do negócio e promovendo uma experiência mais humanizada e exclusiva aos consumidores. Além disso, a My Helpper fornece relatórios em tempo real para as empresas mostrando em detalhes as principais informações dos atendimentos.
Troque Fácil – O que fazer quando a compra é concluída, mas o cliente precisa trocar? O Troque Fácil conecta os consumidores às lojas para facilitar e melhorar o processo de troca e devolução de compras. Com uma ferramenta simples e totalmente customizável, o lojista consegue criar processos e padrões para trocas e devoluções, sendo possível gerar códigos de postagem e controlar as reservas e reembolsos.
SoluCX – Empresa especializada em pesquisa de satisfação e NPS. Por meio de um software de gestão de experiência do consumidor, é possível medir a satisfação dos clientes e saber as áreas que precisam de melhorias ou atenção. Através de e-mail com indicadores que mede a satisfação do cliente, a SoluCX consegue mensurar a qualidade do serviço e atendimento, e entrega ao empresário um mapeamento de jornada que ajuda a enxergar possíveis pontos de melhoria, impulsionando a implementação de resoluções em tempo hábil, além de auxiliar para que a média de NPS, índice de percepção, esteja em dia. A ferramenta ainda disponibiliza o “NPS Economics”, função em que a empresa consegue entender o quão importante é ter uma boa reputação no mercado e como isso pode afetar positiva ou negativamente o rendimento financeiro do negócio.
Pagar.me – Sistema de pagamentos online compatível com as principais plataformas de e-commerce, oferece facilidades de pagamento e segurança para os clientes. A solução funciona como intermediadora entre e-commerce, consumidores e adquirentes com objetivo de garantir agilidade e transparência na hora de pagar a compra. A ferramenta aceita pagamentos via boleto bancário e cartão de crédito das maiores bandeiras do país com opção de parcelamento.
Polen – Fintech que usa tecnologia para conectar o e-commerce a causas sociais possibilitando que empresas possam apoiar movimentos em que acreditam e ainda engajar os clientes com uma compra diferente e de valor agregado. O empreendedor escolhe duas causas que tenham sinergia com seu negócio e, no ato de finalização da compra, o cliente escolhe para qual instituição quer que sua doação seja destinada.
O Polen automatiza o processo e garante que as instituições recebam as doações. Além disso, eles fazem um acompanhamento dos resultados alcançados e os disponibiliza de forma transparente, garantindo a destinação adequada das doações.
Alura – A empresa é a maior plataforma online de cursos de tecnologia no país. Os planos da Alura disponibilizam acesso a mais de 1.200 cursos voltados para áreas da Programação, Mobile, UX Design, DevOps, Front-end, Data Science e Inovação e Gestão. Além disso, uma das formações (conjunto de cursos e conteúdos estruturados) da Alura é justamente a Formação E-commerce, onde você pode aprender desde a estratégia até a implementação da sua loja online.
A Escola ainda acredita na transformação social por meio da educação e se preocupa muito com o desenvolvimento e aprendizagem de seus alunos e alunas. Por isso, conta com suporte às aulas, apoio na construção de portfólio e na resolução de dúvidas. Se o digital é cada vez mais necessário para a elaboração de um e-commerce, a Alura é uma fonte de conhecimento para desenvolver ideias e tirar projetos do papel.