5 formas de usar tecnologia na gestão de pessoas em home office

Como se tornar um bom gestor, saber medir resultados sem se tornar um chefe controlador com os profissionais que trabalham remotamente, seja como home office ou no espaço físico de um cliente?

Para responder à esta questão, o consultor em outsourcing Marcelo Vianna, sócio-diretor da Conquest One, preparou 5 dicas para te ajudar a ter uma boa relação com os colaboradores que trabalham nessa situação:

1) Videoconferência

Adote a videoconferência como uma aliada, principalmente se a sua empresa não tem nenhum software que permita saber o ‘status’ do seu colaborador. Ter um processo recorrente que permita que você tenha um contato visual com o profissional e consiga perceber se ele realmente está bem ou não é imprescindível.

2) Monitorar o bem estar do colaborador

Primeiramente é necessário que você crie um processo de gerenciamento de acordo com a empresa que você trabalha e com o perfil dos seus colaboradores. Uma boa opção é ter um apontador diário de felicidade, no qual você pergunta diariamente para o seu time se eles estão bem ou qual o nível do seu “bem-estar”. Você pode usar softwares de comunicação para fazer esse apontamento.

3) Manual de boas práticas

Criar um manual de boas práticas é uma boa dica para  orientar o colaborador que trabalha remoto. O documento pode conter dicas sobre cuidados com a aparência e administração do tempo, por exemplo. Mesmo trabalhando remotamente, o profissional deve estar atento a esses pequenos detalhes, uma vez que ele pode ser convidado a participar de uma videoconferência com cliente ou gestor de  última hora, e precisará estar preparado.

4) Check points

Se você não está no ‘face-to-face’ com o seu colaborador e ele tem uma demanda muito grande para te entregar em um mês, por exemplo, crie um processo que permita que você saiba se o projeto está andando no tempo previsto ou se vai ter um atraso. Se você deixar para conferir o andamento da atividade no último dia, poderá ter uma surpresa negativa. Então, para evitar atrasos, tenha pontos de checagem periódicos antes da entrega final.

5)  Relação de confiança

Mais importante que as horas trabalhadas é o fato do colaborador entregar todas as atividades dentro do prazo acordado mesmo trabalhando remotamente. Como o profissional não tem o trabalho amarrado ao horário e o gestor precisa monitorar apenas as entregas, é preciso estabelecer uma relação de confiança.  No inicio, essas checagens serão feitas com espaço de tempo maior, porém com uma relação de confiança estruturada, os intervalos irão diminuir naturalmente.  A confiança precisa estar atrelada ao nível de maturidade do colaborador na entrega das tarefas dentro do prazo, mesmo trabalhando à distância. Atente-se que o seu colaborador é um ser humano, então, procure conversar especialmente com aquele que está sempre bem e nunca sinaliza algum tipo de problema. E não esqueça de manter processos recorrentes que permitam estar sempre em contato com todo o time.

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