Boa estratégia de frete diminui os índices de abandono de carrinho no e-commerce

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Alto valor do frete e prazo de entrega demorado são os principais responsáveis pela variação da taxa de conversão no varejo on-line

 O valor do frete cobrado no e-commerce é um dos fatores responsáveis pela não realização de uma venda, o conhecido abandono de carrinho. O cliente demonstra interesse pelo produto, coloca no carrinho, mas após inserir o CEP para verificar quanto deverá pagar pela entrega, desiste da compra. “Hoje o frete é motivo de desistência de compra para 41% das pessoas que realizam compras online”, revela Stefan Rehm, CEO do Grupo Intelipost, líder em tecnologias inteligentes de gestão logística omnichannel no Brasil.

O cálculo do frete é determinado por uma série de variáveis, como taxa de dificuldade na entrega, CEP do destino, valor do pedágio, gerenciamento de risco, peso da carga, categoria do produto (frágil, perecível), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), prazos diferenciados, valor da nota fiscal, etc. Muitas vezes, o valor do frete é o fator determinante para a decisão de compra, pois dependendo do preço do produto e do local de entrega, o consumidor acredita que a quantia não vale a pena. Por isso, grandes varejistas oferecem o frete grátis como uma estratégia para ganhar o cliente e garantir a venda.

Outro aspecto que é levado em consideração ao fechar uma compra online é o tempo de entrega do produto. Prazos muito longos não são atrativos e podem gerar o abandono de carrinho. Alguns e-commerces oferecem a opção do cliente poder retirar a mercadoria pessoalmente na loja no dia seguinte ou até no mesmo dia sem custo adicional.

Para conseguir reduzir os valores do frete ao consumidor, uma das soluções é automatizar processos como automatizar o despacho da mercadoria e o planejamento de rotas e acompanhamento das entregas em tempo real.

“A precificação do frete em uma loja virtual deve prezar pelo equilíbrio entre controle de custos e condições atraentes para seus clientes. É essencial acompanhar os preços dos concorrentes para não perder a competitividade”, destaca o CEO da Intelipost.

Realizar campanhas com frete grátis para compras acima de determinado valor, ou para regiões pré-estabelecidas, para algumas categorias do site ou em datas sazonais também é uma estratégia interessante para atrair novos clientes.

Sobre a Intelipost – Com o propósito de simplificar a logística do e-commerce, a Intelipost é a plataforma líder em gestão de fretes no Brasil. Sua tecnologia inteligente permite que milhares de lojas online ofereçam melhores opções de entrega e reduzam custos, tornando a logística mais simples e barata. Com mais de 4 mil lojas utilizando sua solução no país, hoje a Intelipost se tornou uma potência em tecnologia para o setor que atua.

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