Cinco atitudes que ajudam empresas a superar a crise

Contar com um bom profissional de coaching é importante para quem busca crescimento e sucesso na carreira. Sabe como as ferramentas utilizadas por ele podem, de fato, ajudar a superar esse momento de crise? De acordo com a master coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, muitos se sentem perdidos, sem saber que direção tomar, nem conseguem identificar onde devem atuar dentro da organização para amenizar o impacto do cenário externo nesse momento. “Encontramos muitas pessoas e equipes desmotivadas por conta das dificuldades do mercado. Além disso, alguns líderes estão mais inseguros e o time mais enfraquecido em função de desligamentos”, esclarece. É ela quem lista algumas dicas para encontrar soluções que ajudam a vencer os desafios que a atual situação do Brasil impõe.

1. O momento é de revisar o direcionamento e posicionamento da empresa. Revisitar a direção traçada, refazer o planejamento estratégico. Quem não tem um, serve como um alerta – quem não sabe pra onde vai toda direção é válida.

2. Depois de redefinida a direção, o desafio é  realinhar o time para esses planos, para explorar novos desafios e mercados. Inspirando para que tenham, juntos, garra para passar a turbulência imposta pelo momento.

3. Encontrar soluções para redução de custos de forma inteligente, otimizando todos os recursos. São coisas que deveriam ser feitas todo o tempo mas, em momentos turbulentos, são inevitáveis. Empresas que têm cultura de feedback, têm clareza do que esperam de cada função, avaliam a performance e portanto  tem mais facilidades para fazer isso quando o assunto são fornecedores e colaboradores. Organizações que não contam com essa ferramenta, deveriam começar a implantar.

4. Treinar novos e maduros líderes, já que algumas vezes eles podem alcançar esse posto pela demissão de antigos líderes e se sentem perdidos. A liderança alinhada com a empresa, levando o time até a alta performance e ao maior comprometimento é peça chave para enfrentar o momento.

5. Engajar a equipe para seguir as novas estratégias da empresa. Essa estratégia é a mais importante, talvez, ainda assim depende de todas as dicas  anteriores.

 

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